RELIGIÃO

Lula recebe cúpula da Igreja Católica no Brasil

Encontro ocorre às vésperas do encontro do presidente brasileiro com o Papa Francisco; na pauta, entre outros assuntos, o esgarçamento do tecido social no país e promoção de espaços de reconciliação

Créditos: Presidência da República (Ricardo Stuckert) - Lula recebe representantes da Igreja Católica
Escrito en POLÍTICA el

Esgarçamento do tecido social no Brasil, disposição para cooperar e promover espaços de reconciliação, papel social da Igreja Católica, as relações com o Vaticano e o encontro com o Papa Francisco. Esse foi o roteiro do encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva com representantes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Vaticano no Brasil.

A reunião foi realizada nesta segunda-feira (19), no Palácio do Alvorada, em Brasília (DF). O encontro ocorre no dia em que Lula embarca para a Europa onde, entre outras pautas, vai se reunir, na cidade do Vaticano, com o Papa Francisco na próxima quarta-feira (21).

Estiveram presentes na reunião o vice-presidente Geraldo Alckmin, o presidente da CNBB, Dom Jaime Spengler, e o núncio apostólico do Vaticano no Brasil, Dom Giambattista Diquattro. Também participaram do encontro, pela conferência, o arcebispo de Goiânia (GO) e primeiro vice-presidente, dom João Justino de Medeiros Silva; o arcebispo eleito de Olinda e Recife (PE) e segundo vice-presidente, dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa; e o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral, dom Ricardo Hoepers.

Ricardo Stuckert - Lula recebe líderes católicos

O encontro durou cerca de uma hora. A conversa abordou a atuação social da Igreja Católica no Brasil e as relações do país com o Vaticano. O presidente Lula parte na noite desta segunda para uma viagem com escalas na França e na Itália, onde fica o Vaticano

Lula fez o registro da reunião nas redes sociais e ressaltou o encontro que terá com o Papa na quarta-feira desta semana.

Mais cedo, durante o programa semanal 'Conversa com o Presidente', Lula antecipou a pauta da reunião com o líder católico.

“Quero conversar com o Papa sobre a guerra e sobre a desigualdade no mundo. Eu já tinha feito uma visita a ele antes da pandemia e falamos sobre o combate à fome. É preciso uma consciência mundial para nos indignarmos contra a fome no mundo”, antecipou o presidente.

Cuidado do bem comum

Ricardo Stuckert - Lula com Dom Jaime Spengler, presidente da CNBB, e o núncio apostólico do Vaticano no Brasil, Dom Giambattista Diquattro

O arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da CNBB, dom Jaime Spengler, relatou ao site da entidade que, entre as preocupações levadas à reunião com os chefes do executivo federal, dom Jaime destacou a situação do “esgarçamento do tecido social” no Brasil, o que “requer de todos nós disposição para a cooperação, e porque não dizer promover espaços de reconciliação?”.

O presidente da CNBB também ressaltou o caráter institucional da visita ao presidente e vice-presidente. Ele observou que o gesto é de praxe pela entidade "sempre quando temos a mudança da Presidência, a eleição da nova coordenação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil”. Para ele, as instituições da República, assim como a Igreja, têm um interesse pela “promoção e o cuidado do bem comum”.

“Certamente, através do diálogo franco, transparente, que nós podemos construir pontes. E a construção de pontes permite o avanço”, afirmou Spengler. O objetivo desses encontros, então, é “superar muros, construir pontes, promover o diálogo, a fim de que possamos levar a termo aquilo que é a missão que recebemos”, destacou.

O encontro de representantes da CNBB com Lula e Alckmin inaugura uma série de visitas institucionais iniciada pela entidade. Na agenda na residência oficial do presidente da República, os quatro membros da presidência da CNBB e o núncio apostólico no Brasil foram recebidos pelo presidente Lula e pelo vice-presidente, Geraldo Alckmin.Agenda institucional

A presidência da CNBB deve visitar também os chefes do Legislativo e a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) em datas que ainda serão definidas.