ENQUADRO

Manja R4l4: Marcos do Val vira chacota após receber presente de aniversário da PF

O senador foi alvo de busca e apreensão por ter vazado documentos sigilosos e atentar contra o Estado Democrático de Direito

Manja R4l4: Marcos do Val vira chacota após receber presente de aniversário da PF.Créditos: Alessandro Dantas PT no Senado / Twitter
Escrito en POLÍTICA el

O senador Marcos do Val (Podemos-ES) foi alvo de busca e apreensão pela Polícia Federal em seu gabinete e apartamento funcional em Brasília. A operação foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Além disso, também foi determinada a suspensão de todos os perfis do parlamentar nas redes sociais.

A operação da Polícia Federal foi motivada pelo fato de o senador Marcos do Val ter divulgado no Twitter documentos sigilosos da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Além disso, o parlamentar também é acusado de atentar contra o Estado Democrático de Direito e obstruir investigações sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Ao todo, a PF cumpriu três mandados de busca e apreensão.

Marcos do Val é uma figura controversa, ficou conhecido por fazer cosplay de agente da Swat em diversos programas de televisão e, posteriormente, ingressou na política seguindo a onda bolsonarista, sendo eleito senador nas eleições de 2018. Desde então, ele se tornou uma personagem cômica, porém perigosa e afrontosa à democracia.

Mais recentemente, Marcos do Val entrou em conflito com o ministro da Justiça, Flávio Dino, a quem acusa de ser cúmplice do ataque golpista de janeiro. Do Val e sua claque bolsonarista propagam a teoria de que o governo Lula (PT) organizou uma espécie de autogolpe e que a multidão que invadiu os prédios dos Três Poderes era composta por petistas. Esse é o nível do parlamentar.

Além disso, Marcos do Val virou motivo de chacota quando, após ser humilhado por Flávio Dino durante uma audiência pública, publicou uma foto em suas redes sociais onde comparava seu órgão genital com o de Dino. Obviamente, essa cena se tornou uma piada e o senador ganhou o apelido de "Manja Rola".

Diante da operação da PF, que ocorreu no dia de aniversário de Marcos do Val, o senador voltou a ser motivo de chacota nas redes sociais. Confira abaixo as principais reações: