LUTO

David Miranda: Lula e outros políticos se solidarizam com Glenn Greenwald e família

Ex-deputado federal faleceu vítima de sepse no Rio de Janeiro após mais de 9 meses internado; Ele deixou o marido e dois filhos

David Miranda quando ainda era deputado federal.Créditos: Reprodução/Twitter
Escrito en POLÍTICA el

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou as redes sociais nesta terça-feira (9) para lamentar a morte do ex-deputado federal David Miranda e prestar solidariedade a seu marido, o jornalista Glenn Greenwald. Miranda faleceu na última madrugada, no Rio de Janeiro, depois 9 meses internado com sepse em uma UTI. A notícia foi confirmada por Glenn em sua conta do Twitter.

Ajude a financiar o documentário da Fórum Filmes sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Clique em https://bit.ly/doc8dejaneiro e escolha o valor que puder ou faça uma doação pela nossa chave: pix@revistaforum.com.br.

“Meus sentimentos ao Glenn Greenwald e familiares pela perda de David Miranda. Um jovem de trajetória extraordinária que partiu cedo demais”, escreveu o presidente.

Além de Lula, outras personalidades ligadas à política e às artes também lamentaram o falecimento. Entre elas, a primeira-dama Janja Lula da Silva. “Muito triste a notícia da morte de David Miranda, que deixa uma trajetória de luta e amor”, declarou.

Ainda no âmbito do PT, os deputados federais Maria do Rosário (PT-RS) e Alencar Santana (PT-SP) destacaram a tristeza de uma passagem tão precoce, rememoraram a trajetória de David Miranda e novamente prestaram condolências à família. Além do marido, David deixa dois filhos: João Victor e Jonatas.

“Imensa tristeza com o falecimento do colega de parlamento e luta. Um militante potente das causas que acreditava e uma voz necessária na política brasileira. Negro, LGBT e defensor dos direitos humanos”, destacou Maria do Rosário. “Será lembrado pelo firme compromisso com os direitos humanos, especialmente da população LGBTQI+”, completou Alencar Santana.

No PSOL, o deputado federal e líder do MTST, Guilherme Boulos, também deixou o seu recado. “David Miranda Foi um parlamentar combativo, que ajudou a ecoar pelo Brasil a causa LGBT. Fará muita falta”, escreveu.

Boulos foi acompanhado pelos colegas de partido Chico Alencar, Ivan Valente e Fernanda Melchiona. “David Miranda, ex-vereador do Rio, ex-deputado federal e querido amigo, se foi, após longo sofrimento (8 meses em UTI, com infecção gastrointestinal e septicemia). Muito jovem e tão do bem, ainda tinha tanto caminho pra trilhar. Faria 38 anos amanhã”, escreveu Chico Alencar.
 

Já Ivan Valente, em sua homenagem, fez questão de destacar as qualidades de Miranda: “Jovem, inteligente e cheio de garra, uma perda inestimável!”.

Por fim, Melchiona declarou que teve o privilégio de conviver com David, a quem declarou ser um “amigo incrível” e uma “âncora nos tempos difíceis em que vivemos juntos”.

No PDT, as homenagens ficaram por conta do presidente do partido Carlos Lupi e de seu quadro mais famoso eleitoralmente, Ciro Gomes, que disputou as últimas eleições como candidato à Presidência da República.

Fora da política, destaca-se a mensagem enviada pelo rapper Emicida. “O Brasil perdeu hoje um jovem aguerrido, que ao lutar por seus sonhos, acabou por libertar os sonhos de muita gente também,” escreveu em sua conta no Twitter.