O deputado federal Ricardo Salles (PL-SP), ex-ministro do Meio Ambiente no governo Bolsonaro e considerado o pior titular da pasta de todos os tempos, resolveu ironizar o senador Randolfe Rodrigues (Sem Partido-AP), que é líder do governo Lula no Congresso Nacional, por seu apoio a um projeto da Petrobrás que visa extrair petróleo na foz do Rio Amazonas.
O projeto em questão foi desautorizado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em um parecer que aponta inconsistências e risco à biodiversidade em uma região sensível com terras indígenas e fauna ameaçada de extinção.
Te podría interesar
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, também é contra o projeto, e este posicionamento teria motivado a decisão de Randolfe, anunciada nesta quinta-feira (18), de se desfiliar do partido Rede Sustentabilidade, fundado por Marina.
Na quarta-feira (17), o senador foi às redes sociais para criticar o parecer do Ibama contra o projeto da Petrobrás na Amazônia.
"A decisão do Ibama contrária à pesquisas na costa do Amapá não ouviu o governo local e nenhum cidadão do meu estado. O povo amapaense quer ter o direito de ser escutado sobre a possível existência e eventual destino de nossas riquezas", escreveu Randolfe.
"Junto a todas as instâncias do governo federal, reuniremos todos aqueles que querem o desenvolvimento sustentável do Amapá, para de forma técnica, legal e responsável lutarmos contra essa decisão", prosseguiu.
Foi nesta publicação, feita via Twitter, que Ricardo Salles decidiu provocar o líder do governo. "Bem vindo ao time!", respondeu o ex-ministro.
Randolfe, então, rebateu:
"Me respeite que não sou da sua laia e muito menos da sua turma de bandidos. Eu quero o desenvolvimento pro povo do meu estado e sempre lutei pelo meio ambiente, o que vc sempre quis era "passar a boiada" para acabar com a Amazônia!".
Confira