Em meio à polêmica instaurada após o vazamento do vídeo em que o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) aparece conversando sobre o cenário eleitoral com o apresentador José Luiz Datena (PDT), um dirigente do PT defendeu a filiação do parlamentar ao partido.
No vídeo em questão, gravado durante confraternização na casa de Boulos no bairro do Campo Limpo, Zona Sul da capital paulista, Datena faz críticas ao PT e, ao mesmo tempo, se oferece para ser candidato vice do psolista na eleição municipal.
Boulos é pré-candidato à prefeitura de São Paulo e apontado como o nome mais forte da esquerda para concorrer ao cargo. Na eleição de 2020, o psolista ficou em 2º lugar com votação expressiva. Para 2024, o parlamentar tem um acordo prévio para receber o apoio do PT à sua candidatura, sendo que o partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva pleiteia a vaga de vice.
Para o deputado federal Jilmar Tatto, secretário nacional de comunicação do PT, no entanto, o partido corre o risco de perder espaço para o bolsonarismo, já que o PL deve lançar candidaturas à prefeituras em todo o país. Para solucionar o impasse diante do acordo que Boulos já tem com o PT, o petista defende a filiação do psolista à legenda.
"Se foi feito acordo, nós vamos cumprir. Mas vamos discutir as bases desse acordo. O Boulos poderia vir para o PT, por exemplo. O PT é grande demais para ficar sem candidato na cidade. Para o Boulos, seria a melhor coisa do mundo", declarou Tatto em entrevista ao jornal O Globo.
"O quadro não é bom para o PT. As eleições municipais são um momento de afirmação e crescimento dos partidos. Não podemos abrir mão disso", disse ainda.
Presidente do PT-SP
Em entrevista à coluna de Igor Gadelha, do site Metrópoles, o presidente do diretório estadual do PT em São Paulo, Kiko Celeguim, preservou Boulos e teceu críticas a Datena ao comentar sobre o vídeo que causou polêmica, dizendo que o apresentador é um "porta-voz do bolsonarismo".
"O que nos importa é a opinião do Boulos, que é nosso aliado e, no vídeo, ele não disse nada. A opinião do porta-voz do bolsonarismo não quer dizer nada", disparou o dirigente.
O PT já concordou em apoiar Boulos para a disputa da prefeitura de São Paulo e vem, no momento, tentando pleitear a candidatura a vice, que pode ser ocupada pela professora Ana Estela Haddad, esposa do ex-prefeito e atual ministro da Fazenda Fernando Haddad.
Datena se manifesta
Ao se explicar sobre a conversa, Datena negou que tenha pedido a Boulos para ser vice em sua chapa.
"O Boulos me convidou pra ir na casa dele e já é sabido, dito e notório que desde as últimas eleições municipais o Boulos já tinha me convidado pra ser vice dele. Numa última pesquisa que saiu agora, eu e ele estamos empatados tecnicamente na corrida pela prefeitura. E com um detalhe: diferença absolutamente mínima, pesquisa feita pelo Paraná Pesquisas, que foi quem mais acertou. Então, eu e ele estamos em igualdade", declarou o apresentador.
Segundo Datena, essa "seria uma chapa fortíssima" e, se Boulos tem acordo com o PT, "naturalmente eu seria o candidato mais complicado para ele derrotar".
"Qualquer conversa tem viés político, ainda mais entre dois caras que podem ser o futuro prefeito de São Paulo. Se unir 1 mais 1 dá 2, não dá? Se unir o primeiro com o segundo colocado, empatados, possivelmente seria uma chapa fortíssima. Então, partiu do princípio de um acordo. Eu não pedi para o Boulos, que respeito muito, para ser vice dele. Ele tem acordo com o PT. Eu disse ao Boulos: 'olha, se você quiser uma composição comigo, você tem que falar com o Lula, com o PT, já que vc tem acordo'", prosseguiu.
"Agora, se você não quiser, você vai ter ao lado um candidato que vai concorrer com você com chance até de ganhar", disse ainda Datena.
Em sua fala sobre a conversa com Boulos, Datena ainda criticou a pessoa que gravou e vazou o vídeo.
"Quem quer que tenha vazado é canalha, sem escrúpulos. Me parece talvez até editado, num contexto de 5 horas e pouco. Quem teve interesse nisso, sei lá. Absolutamente canalha e vil, tentando atacar o Boulos e a mim. Quem tiver, que se recolha porque já estou farto de enfrentar canalhas", declarou, afirmando ainda que, com o vazamento, um acordo que "podia dar certo, agora, pode não dar mais".
Boulos fala
Boulos, por sua vez, afirmou em sua conta do Twitter: "neste sábado, Datena, o craque Neto e eu nos encontramos com outros amigos corintianos, a meu convite, para um jantar no Campo Limpo. Uma conversa informal sobre futebol e política. Lamento profundamente que alguém tenha vazado uma conversa privada na tentativa de criar polêmica."