As novas imagens das câmeras internas do Palácio do Planalto, durante os atos terroristas contra as sedes dos Três Poderes, em Brasília, caíram como uma bomba no Congresso Nacional e colocaram os bolsonaristas na ofensiva, exigindo a instalação imediata da CPMI do 8 de Janeiro.
As gravações mostram o ministro-chefe do GSI, general Gonçalves Dias, parecendo orientar extremistas a deixarem o local.
Te podría interesar
A Revista Fórum está concorrendo o prêmio Top10 do Brasil do iBest. Contamos com o seu voto!
https://app.premioibest.com/votacao/influenciador-opiniao/237451556.
Na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, o deputado bolsonarista Carlos Jordy (PL-RJ) discursou afirmando que ”as imagens confirmam a conivência do governo Lula com os ataques”.
Segundo a deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP), "a situação é tensa e os bolsonaristas estão obstruindo todas as comissões para pressionar pela CPMI do 8 de Janeiro". Para ela, o governo deveria parar de bloquear a comissão e disputar a narrativa.
O clima está ainda mais tenso porque o general Gonçalves Dias confirmou sua presença na Comissão de Segurança Pública da Câmara, na tarde desta quarta-feira (19), na mais agressiva das comissões, controlada pelos bolsonaristas. Ele vai explicar as novas imagens.
Ajude a financiar o documentário da Fórum Filmes sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Clique em https://bit.ly/doc8dejaneiro e escolha o valor que puder ou faça uma doação pela nossa chave: pix@revistaforum.com.br.
Líder do governo na Câmara se reúne com Padilha
No final da manhã, visivelmente preocupado, o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), afirmou que estava em diálogo com o ministro Alexandre Padilha para avaliar a situação.
Tensão é a palavra que define o ambiente no Congresso na manhã desta quarta.