DEPOIMENTO

Vídeo da CNN aumenta tensão na Câmara; G. Dias deve depor e explicar imagens

As gravações mostram o ministro-chefe do GSI, Gonçalves Dias, no local; general deve depor na Comissão de Segurança Pública da Câmara

Atos terroristas de 8 de Janeiro.Créditos: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

As novas imagens das câmeras internas do Palácio do Planalto, durante os atos terroristas contra as sedes dos Três Poderes, em Brasília, caíram como uma bomba no Congresso Nacional e colocaram os bolsonaristas na ofensiva, exigindo a instalação imediata da CPMI do 8 de Janeiro.

As gravações mostram o ministro-chefe do GSI, general Gonçalves Dias, parecendo orientar extremistas a deixarem o local.

A Revista Fórum está concorrendo o prêmio Top10 do Brasil do iBest. Contamos com o seu voto! 
https://app.premioibest.com/votacao/influenciador-opiniao/237451556.

Na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, o deputado bolsonarista Carlos Jordy (PL-RJ) discursou afirmando que ”as imagens confirmam a conivência do governo Lula com os ataques”.

Segundo a deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP), "a situação é tensa e os bolsonaristas estão obstruindo todas as comissões para pressionar pela CPMI do 8 de Janeiro". Para ela, o governo deveria parar de bloquear a comissão e disputar a narrativa.

O clima está ainda mais tenso porque o general Gonçalves Dias confirmou sua presença na Comissão de Segurança Pública da Câmara, na tarde desta quarta-feira (19), na mais agressiva das comissões, controlada pelos bolsonaristas. Ele vai explicar as novas imagens.

Ajude a financiar o documentário da Fórum Filmes sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Clique em https://bit.ly/doc8dejaneiro e escolha o valor que puder ou faça uma doação pela nossa chave: pix@revistaforum.com.br.

Líder do governo na Câmara se reúne com Padilha

No final da manhã, visivelmente preocupado, o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), afirmou que estava em diálogo com o ministro Alexandre Padilha para avaliar a situação.

Tensão é a palavra que define o ambiente no Congresso na manhã desta quarta.