Usando dois frames (quadros congelados de uma imagem registrada em vídeo), a deputada federal bolsonarista Julia Zanatta (PL-SC) e outros parlamentares de extrema direita, como Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Paulo Bilynskyj (PL-SP) e Carlos Jordy (PL-RJ), passaram a fazer postagens nas redes sociais acusando o deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA) de ter assediado a representante armamentista catarinense. O tal “flagrante” teria ocorrido na tarde de terça-feira (11), durante uma sessão da Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados, quando o ministro da Justiça, Flávio Dino, estava presente para prestar esclarecimento aos congressistas.
Pelas duas imagens paralisadas e colocadas lado a lado, a impressão é a de que Jerry encosta e coloca a cabeça no “cangote” de Júlia Zanatta, mas ao assistir à cena em vídeo fica claro que ele apenas se aproxima da colega, não a toca em momento algum, e diz claramente uma frase de caráter político defendendo a colega parlamentar Lídice da Mata (PSB-BA), que era hostilizada aos berros pela bolsonarista defensora da venda indiscriminada de armas no país.
“Respeite os 40 anos de mandato aí”, diz Jerry a Julia, cobrando-a para que tenha decoro com Lídice e lembrando a carreira política extensa da deputada baiana.
Curiosamente, Julia Zanatta, no momento em que ocorre o episódio, não parece acreditar que foi assediada ou algo do tipo e também dá uma resposta política a Jerry. Presume-se que os bolsonaristas resolveram espalhar a história fantasiosa apenas nesta quarta (12), quando perceberam que era possível retirar os frames da gravação do contexto.
Acostumados a usar as redes e aplicativos de mensagens para difundir mentiras e distorções contra adversários, os parlamentares se apressaram em propagar a acusação de assédio, mas o vídeo na íntegra surgido quase 24 horas depois mostra que tudo não passou de uma discussão.
Assista à cena e ao pronunciamento de Jerry no plenário da Câmara:
Reação da bancada
A bancada de parlamentares do PCdoB na Câmara Federal emitiu uma nota na tarde de hoje para condenar a tentativa forjada de incriminar Márcio Jerry no episódio envolvendo a deputada bolsonarista Julia Zanatta. Leia a íntegra da manifestação.
"Repudiamos a forma como o deputado Marcio Jerry, parlamentar da nossa bancada, foi atingido, no dia de hoje, por uma fake news envolvendo uma imagem descontextualizada para acusá-lo de assediar uma deputada ao final da reunião da Comissão de Segurança Pública, que ouviu o Ministro da Justiça, Flávio Dino. Ao contrário do publicado nas redes e na imprensa, a partir de apenas um frame, as gravações de imagens e sons captam exatamente o momento em que o Deputado cobra respeito da parlamentar para a também deputada Lídice da Mata (PSB-BA), “porque ela acumulava mais de 40 anos de atuação política respeitosa”. A partir do vídeo, pode-se constatar, de forma clara e inequívoca, que não há como caracterizar, em qualquer hipótese, qualquer ato ou palavras que possam ser entendidas como assédio. Trata-se de uma acusação leviana promovida por aqueles que marcam sua atuação política pela construção de inverdades e que utilizam de instrumentos para tergiversar dos problemas reais e de suas responsabilidades frente a eles como representantes do povo brasileiro. Inadmissível essa reiterada prática. Tomaremos as medidas necessárias para a apuração das responsabilidades por mais essa inverdade."