O apresentador José Luiz Datena, do Brasil Urgente, da Band, surpreendeu boa parte de sua audiência nesta terça-feira (11) ao protagonizar uma publicidade do governo federal em meio ao seu programa, cujo nome era “O Brasil voltou”. Até pouco tempo, o jornalista do policialesco mais famoso do país vivia grudado no ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e fazia as vezes de ícone da extrema direita nacional.
Na peça publicitária gravada, com um telão mostrando imagens dos programas e ações sociais do governo Lula, Datena lia um texto forte e até frisava “com gosto” o slogan “O Brasil voltou”, relembrando que agora os tempos são de vacina, educação, empregos e um Bolsa Família turbinado e para quem mais precisa.
O afastamento do bolsonarismo não é novidade e a proximidade com Lula e com o novo governo já vinha ocorrendo desde que o petista voltou ao Palácio do Planalto, no entanto, tal empenho em enaltecer a nova gestão, mesmo que em troca de dinheiro, como foi o caso (era uma propaganda institucional), gerou uma forte repercussão nas redes sociais. O destaque ficou por conta da reação dos bolsonaristas.
Veja algumas reações:
“E Datena puxando o saco do ministro e do Lula... O Dino, não respondeu nada!!! #fugiu #fujao. Datena, você vai pra onde o vento sopra”
“É esse governo que você defende? O povo acreditava em você, Datena, mas você defender o governo Lula? O Brasil tá cheio de Judas. Até gíria você fala no ar. Que decepção”
“Esse Datena não tem vergonha na cara tá fazendo o comercial do governo e do Lula. Que sujeito sem vergonha, me enganou por 10 anos e agora eu vi que é um vagabundo. Ó lá dando reportagem do Flávio Dino falando sobre armas sendo que o atentado na creche foi com machadinha”
“Datena falando mó bem do Lula, achei que ele era bolsominon”