Sem qualquer embasamento ou materialidade, apenas com alegações subjetivas, um grupo de deputados da oposição protocolou junto à Câmara dos Deputados, nesta quinta-feira (30), um pedido de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A peça é encabeçada por Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-RJ), que se reivindica "príncipe herdeiro" de um trono real que não existe, e subscrita por outros congressistas do PL, PP, Republicanos, Novo, Patriota e Podemos.
Entre os signatários, está o deputado Marcel van Hattem (Novo-SC), que publicou nas redes sociais um vídeo de sua fala durante a apresentação do pedido de impeachment na Câmara. A postagem, no entanto, foi tomada de comentários detonando o parlamentar.
"Alguém pode me informar qual substância este cidadão usa? Gostaria de fazer uso também", escreveu um internauta. "Vai trabalhar!", escreveu outro, em meio a inúmeros comentários de deboche ou simplesmente com emojis de risadas.
Assinam ainda a peça que pede o impedimento de Lula o deputado André Fernandes (PL-CE), que quebrou um microfone na Câmara e foi humilhado pelo ministro Flávio Dino, da Justiça, durante audiência na Comissão de Constituição e Justiça, e o ex-procurador Deltan Dallagnol (Podemos-PR), que agora é investigado pela Polícia Federal por participar de suposta extorsão contra o advogado Rodrigo Tacla Duran no âmbito de processo da Lava Jato.