Nesta quarta-feira (29), em entrevista ao Fórum Onze e Meia, o economista Paulo Nogueira Batista Jr. avaliou a postura do atual governo frente aos problemas econômicos do país.
O ex-diretor-executivo no Fundo Monetário Internacional e ex-vice-presidente do New Development Bank, o banco dos Brics, afirma que o governo tem margem de manobra para combater os juros altos do BC.
“Eu não concordo que o governo está de mãos amarradas. É verdade que a independência do BC amarra e dificulta a políticas do governo. Mas o governo tem margem de manobra e precisa usar", disse.
"Quero o sucesso do governo"
Ele defende que o governo revise a meta de inflação para cima e indique pessoas alinhadas à políticas expansionistas para o conselho do Banco Central.
“Se o governo está insatisfeito com o BC, tem coisas que pode fazer. Por que o governo deixou a possibilidade de aumentar as metas de inflação. Por que não fizeram isso?", questionou.
“Eu estou sendo enfático porque eu quero o sucesso do governo Lula. É uma oportunidade de ouro para o Brasil sair da estagnação e do retrocesso", disse Paulo Nogueira.
Ele defendeu que o governo Lula deve incentivar o investimento público através de um programa como o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e através de programas de transferências de renda.
“É crucial aumentar o investimento público. Tem duas peças chave em uma política de desenvolvimentistas, 1. são essas obras de infraestrutura e 2. transferências sociais. Essas duas coisas têm um efeito multiplicador muito grande na economia", disse.
Nogueira também afirmou que o governo deve gastar seu capital político para políticas de choque, buscando alterar a economia rapidamente.
“É urgente que o governo concentre suas forças no que pode produzir resultado a curto prazo”, disse.
Veja a entrevista completa no Fórum Onze e Meia: