PESQUISA

Bolsonaro influenciou os atos golpistas? População responde

Levantamento Genial/Quaest traz a percepção dos brasileiros sobre o terrorismo de bolsonaristas em Brasília

Maioria da população acredita que Bolsonaro influenciou atos golpistas.Créditos: Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

Desde 13 de janeiro, Jair Bolsonaro é investigado no inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF) que apura os atos terroristas promovidos por bolsonaristas em Brasília no dia 8 do mesmo mês. 

O ministro Alexandre de Moraes acatou pedido feito pela Procuradoria-Geral da República (PGR) para incluir o ex-presidente na investigação sobre os mentores intelectuais do ataque golpista às sedes dos Três Poderes. A solicitação da PGR ao Supremo foi feita com base em um pedido apresentado por um grupo de mais de 80 procuradores, que acusam Bolsonaro de incitação ao crime

Assim como a PGR, a maior parte da população brasileira também acredita que Bolsonaro está por trás da tentativa frustrada de golpe de Estado. Segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta terça-feira (14), 51% dos entrevistados disseram que o ex-presidente teve alguma influência nas invasões de 8 de janeiro. 38% acham que o ex-mandatário não teve nenhuma influência, enquanto outros 10% não sabem ou não responderam. 

O levantamento revela, ainda, que a maioria esmagadora dos brasileiros desaprova os atos golpistas: 94%

Lula fortalecido 

O estudo Genial/Quaest mostra também a percepção da população com relação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva após os atos terroristas de 8 de janeiro. 

De acordo com o estudo, 72% dos entrevistados acreditam que o presidente saiu fortalecido após os atos terroristas, enquanto 6% acham que nada mudou e outros 14% avaliam que Lula saiu mais fraco. 

A pesquisa contou com 2.016 entrevistas presenciais, feitas com pessoas maiores de 16 anos, entre os dias 10 e 13 de fevereiro, em 120 municípios. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar