IMPÉRIO DO ÓDIO

VÍDEO: Moraes explica com clareza como ocorreu ascensão do bolsonarismo

Ministro do STF, figura central a enquadrar os criminosos da extrema direita que amedrontam o país, participou de um evento do MPF e falou sobre o tema

Créditos: Secom/TSE
Escrito en POLÍTICA el

O Brasil deve muito de sua ainda existente democracia à ação direta de um homem. Nomeado para o Supremo Tribunal Federal em 2017, o ministro Alexandre de Moraes “segurou o cabo do rojão” quando Jair Bolsonaro (PL) e sua horda de desajustados tentaram dar um golpe de Estado e garantir a permanência no cargo do então presidente extremista derrotado nas urnas.

Odiado visceralmente pelos bolsonaristas, que veem nele a figura que impediu a cartada final para a instalação de um regime autoritário no Brasil, o magistrado do Supremo participou de um evento do Ministério Público Federal e não se furtou de tocar o dedo na ferida e falar sobre a extrema direita que brotou no país, após o vácuo deixado pela Operação Lava Jato e seus arroubos políticos indisfarçáveis.

Numa fala clara e objetiva, Moraes reconheceu os erros do Judiciário e do Ministério Público na condução da Lava Jato e ainda explicou como a extrema direita (leia-se bolsonarismo, embora não citado nominalmente pelo ministro) se aproveitou disso.

“Haveria a necessidade de combater essa chaga que, infelizmente, no Brasil é persistente, que é a corrupção. É uma chaga que corrói a democracia, como nós vimos nesses últimos tempos, com o abalo sísmico do mundo político, que teve suas consequências... E é importante dizer isso porque esse vácuo deixado teve as consequências do retorno da extrema direita com ódio no país, e quem não enxerga essa sequência está falhando... Talvez realmente não houvesse o que fazer depois que se descobriu a corrupção, mas sim antes, preventivamente... Então, nós temos que aprender com nossos erros institucionais e nos perguntar por que chegamos a esse ponto, por que chegamos a um ponto em que a corrupção, na verdade, perdeu a vergonha na cara naquele momento do mundo político... O combate, todos os sistemas preventivos falharam, o combate à corrupção acabou criando um vácuo muito grande, e esse vácuo gerou uma situação de polarização, ódio e num surgimento, não só no Brasil, mas no Brasil principalmente, de uma extrema direita com sangue nos olhos e antidemocrática também”, explicou o magistrado do STF.

Veja o vídeo: