Há exatamente 1 ano, no dia 19 de dezembro de 2022, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro comemoravam a "prisão" do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e do educador Paulo Freire, que morreu em 1997.
VEJA TAMBÉM - Há 1 ano, Lula era diplomado e bolsonaristas tocavam o terror em Brasília: "Nossa democracia quase ruiu"
A "notícia" foi espalhada por um homem como forma de debochar dos bolsonaristas, que acreditaram na fake news bizarra.
"Aê, patriotas, Alexandre de Moraes foi preso agora! Ele e Paulo Freire acabaram de ser presos! Alexandre de Moraes, Paulo Freire...", disparou o homem, gerando celebração entre os apoiadores de Bolsonaro.
Assista:
Naquela época, faltavam pouco mais de 10 dias para a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que havia vencido a eleição em 30 de outubro, e bolsonaristas, que faziam paralisações e acampavam em frente a quartéis do Exército em diferentes cidades do Brasil, acreditavam veementemente que o petista não assumiria o poder.
Esse "delírio coletivo" proporcionou dezenas de cenas bizarras, entre elas a do "patriota do caminhão", a "oração para o pneu" e a tentativa de comunicação com extraterrestres.
Vídeo reúne 18 cenas bizarras de bolsonaristas
Há cerca de 1 ano, o Brasil vivia uma espécie de realidade paralela com a intentona golpista, que reunia milhares de apoiadores de Jair Bolsonaro nas portas dos quartéis pedindo intervenção militar e protagonizando cenas dignas dos filmes de Jerry Lewis - ou de esquetes d'Os Trapalhões.
Um vídeo, que viralizou nas redes, no entanto, não deixa essas cenas caírem no esquecimento - e proporciona boas gargalhadas à medida que o perigo golpista se torna mais distante.
A edição reúne 18 cenas que vão desde a celebração da prisão fake de Alexandre de Moraes ao patriota do caminhão, passando por bolsonaristas históricos, como a atriz Cássia Kis, que abandonou as redes sociais após a série de gafes durante os atos golpistas.
Confira: