O apresentador José Luiz Datena se filiou nesta terça-feira (19) ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) com perspectiva de disputar a prefeitura de São Paulo (SP) como candidato a vice da deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) nas eleições municipais de 2024.
A cerimônia, realizada em Brasília, contou com a presença de Tabata, do presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, do prefeito de Recife (PE), João Campos, e do ministro do Empreendedorismo do governo Lula, Márcio França, que ratificou a filiação de Datena e que é o responsável por articular a chapa da legenda na disputa eleitoral em São Paulo.
Na segunda-feira (18), antes de divulgar o evento de filiação de Datena, França praticamente lançou a chapa do apresentador com Tabata Amaral através das redes sociais.
"Pra quem disse que Lula&Alckmin ia ser loucura ….", escreveu, fazendo referência ao fato de ter sido um dos articuladores da chapa vitoriosa na última eleição presidencial.
O vice-presidente Geraldo Alckmin, que é filiado ao PSB, celebrou a entrada de Datena em sua legenda através de uma postagem nas redes sociais.
De Bolsonaro a Boulos
José Luiz Datena, que atualmente apresenta o programa "Brasil Urgente", da Band TV, já ensaiou candidaturas a diferentes cargos políticos, por diferentes partidos, em vários anos. Já cogitou do Senado à prefeitura de São Paulo, mas desistiu de última hora.
Quanto ao campo político, Datena já circulou por grupos que vão de Jair Bolsonaro a Guilherme Boulos (PSOL-SP). Em determinado momento durante o último governo, chegou a ser considerado um bolsonarista. O apresentador, entretanto, mantém relação de amizade com Boulos e chegou a se reunir com o deputado federal para discutir cenário eleitoral.
O deputado do PSOL, que é pré-candidato à prefeitura de São Paulo, entretanto, mantém um acordo com o PT, que não lançará candidatura na capital paulista e deverá indicar seu candidato a vice.
"Moscou urgente"
Em 2020, após anunciar um "rompimento" com Jair Bolsonaro, Datena passou a ser tachado de "comunista" por bolsonaristas e foi alvo, inclusive, de uma montagem com a frase "Moscou Urgente", em referência ao nome de seu programa.
"Olha lá. O senhor acha legal isso aí, presidente? Quem produz isso aqui? É gente decente da rede social? O senhor acha que eu sou comunista?", questionou Datena ao vivo em seu programa, exibindo a montagem e se dirigindo a Jair Bolsonaro.