O presidente Lula (PT) concedeu homenagens através da Ordem do Rio Branco a diversas personalidades que se destacaram ou se destacam por serviços prestados à sociedade brasileira.
Entre os homenageados estão Bruno Pereira e Dom Phillips, que foram assassinados durante uma missão no Vale do Javari. Também constam na lista de homenageadas as cantoras Elza Gomes da Conceição, Gal Costa e Rita Lee.
Te podría interesar
A primeira-dama Rosângela da Silva, conhecida como Janja, também recebeu homenagem, assim como a segunda-dama Lu Alckmin. Além disso, a lista inclui a ministra da Cultura Margareth Menezes, Simone Tebet (Planejamento), Ester Dweck (Gestão e Inovação), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia) e outras.
Conceição Evaristo, uma das principais escritoras do Brasil, também está entre as homenageadas.
Te podría interesar
Symmy Larrat, à frente da Secretaria Nacional de Políticas LGBT+ e com uma longa trajetória na militância política nos movimentos sociais de travestis e transexuais, também foi homenageada.
A cineasta Petra Costa, indicada ao Oscar por seu documentário "Democracia em Vertigem", que retrata o golpe contra o governo da ex-presidenta Dilma Rousseff (PT), também faz parte da lista.
A Ordem do Rio Branco, criada em 1963, possui cinco graus: Grã-Cruz (o mais alto), Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.
Confira a lista completa dos homenageados aqui.