RACISMO

VÍDEO: Vereador imita macaco para colega negro e sessão segue normalmente em GO

Caso aconteceu em Planaltina, no entorno do DF. Imitação explícita, aos berros e no microfone foi ignorada por todos os parlamentares, servidores e cidadãos

Vereador imita macaco para ofender colega negro.Créditos: YouTube/Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

Durante a 174ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Planaltina (GO), cidade localizada no entorno do Distrito Federal, uma cena inacreditável aconteceu diante dos olhos de todos, ficou registrada na transmissão ao vivo e ninguém, sejam parlamentares, servidores ou cidadão que acompanhavam o ato, fez nada. O vereador Professor Lincon (Cidadania), num até horrendo, virou para um colega, o vereador Carlim Imperador (Pros), que é negro, e começou a imitar um macaco.

O episódio dantesco e bizarro ocorreu por conta de uma discussão que surgiram em decorrência de um projeto que seria votado na sessão de segunda-feira (13). Um terceiro parlamentar ainda tenta disfarçar e conter os ânimos diante da atitude grotesca, mas Professor Lincon segue com a imitação racista.

“É lamentável que um vereador, que também se apresenta como professor, tenha proferido insultos e gestos de cunho racial, vinculando um colega vereador negro a um macaco, especialmente dentro do ambiente legislativo... É fundamental ressaltar que o debate e a discordância política fazem parte e devem ocorrer em um ambiente de respeito mútuo, e não como palco para ofensas pessoais e discriminatórias, especialmente àquelas relacionadas à raça. Em um parlamento isento e imparcial, seria razoável esperar que tal comportamento resultasse na perda do mandato de vereador”, disse Carlim Imperador, o alvo do insulto racista.

Após a lavratura de um boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia Civil de Planaltina pelo crime de injúria racial, o vereador vítima disse ainda à imprensa que “tomará todas as medidas cabíveis para responsabilizar o vereador Lincon Albuquerque” e que “buscará, de forma incansável, responsabilizar o vereador Lincon, para que atos de racismo e injúria racial não fiquem impunes, independentemente do ambiente em que ocorram”.

Depois do ato odioso, Lincon Albuquerque não se manifestou sobre o ato de racismo e não foi encontrado para comentar o que fez na sessão ordinária de segunda-feira (13).

Veja o vídeo com o ato de racismo: