VIOLÊNCIA

Quem é Diego Bomfim, irmão de Sâmia Bomfim assassinado no Rio de Janeiro

Diego Ralf Bomfim foi um dos mortos em crime bárbaro ocorrido na Barra da Tijuca nesta madrugada de quinta-feira

Diego Ralf Bomfim..Diego Ralf Bomfim, irmão de Sâmia Bomfim assassinado neste 5 de outubro de 2023Créditos: Reprodução/instagram
Escrito en POLÍTICA el

Na madrugada desta quinta-feira (5), o médico Diego Bomfim, irmão da deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) e ortopedista, foi morto em um provável caso de execução na Barra de Tijuca, no Rio de Janeiro.

Ele estava em um quiosque na praia com Daniel Sonnewend Proença e Perseu Ribeiro Almeida, que também foram assassinados. Vídeos mostram três homens de preto descendo de um carro e atirando na direção da mesa em que os médicos estavam. Não houve tentativa de roubo ou assalto.

Registro mostra últimas imagens de Diego Bomfim antes de ser executado (Foto: Reprodução/Globo)

Os médicos estavam no Rio de Janeiro para participar do 6º Congresso Internacional de Cirurgia Minimamente Invasiva do Pé e Tornozelo. 

Quem é Diego Bomfim

Diego Ralf Bomfim era médico ortopedista de 35 anos, natural de Presidente Prudente e santista roxo. Ele era especialista em reconstrução óssea pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Diego era irmão de Sâmia Bomfim, deputada federal pelo PSOL de São Paulo, e cunhado de Gláuber Braga, parlamentar do mesmo partido no Rio de Janeiro.

O médico ortopedista era, além de um especialista em sua profissão, um apaixonado pelo Santos Futebol Clube e chegou até a atacar de comentarista nas redes sociais no ano de 2022.

A Universidade de São Paulo lamentou a morte de Diego e de Perseu Riberio Almeida, que também é uma das vítimas do crime brutal.

"O Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP recebeu com consternação a notícia do falecimento de Marcos de Andrade Corsato, médico assistente dedicado e atuante do grupo de Tornozelo e Pé da instituição, bem como dos ex residentes Diego Ralf Bomfim e Perseu Ribeiro Almeida. O IOT- HCFMUSP estende as condolências aos familiares e amigos", disse a nota da instituição.

Além de Diego, faleceram:

  • Marcos de Andrade Corsato, 62 anos: Médico assistente do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

  • Perseu Ribeiro Almeida, 33 anos: Especialista em cirurgia do pé e tornozelo pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Fez aniversário na terça (3). 

Uma vítima do atentado sobreviveu. Foi Daniel Sonnewend Proença, 32 anos, formado pela Faculdade de Medicina de Marília em 2016, é especialista em cirurgia ortopédica.

Assassinato dos médicos foi execução?

Segundo a Polícia Civil do RIo de Janeiro, existe a possibilidade do assassinato de Diego Bomfim ter relação com a atuação parlamentar e política de sua irmã e de seu cunhado.

O ministro da Justiça, Flávio Dino, ordenou que o caso seja investigado como execução pela Polícia Federal. "Em face da hipótese de relação com a atuação de dois parlamentares federais, determinei à Polícia Federal que acompanhe as investigações sobre a execução de médicos no Rio. Após essas providências iniciais imediatas, analisaremos juridicamente o caso. Minha solidariedade à deputada Sâmia, ao deputado Glauber e familiares", afirmou o Ministro de Justiça e Segurança Pública do Governo Federal.