Em meio a greve de serviços essenciais como metrô, CPTM e funcionários públicos da Sabesp, Monica Seixas, deputada estadual do Movimento Pretas do PSOL, protocolou no último dia 29 de setembro o Projeto 1448/2023, que exige que haja plebiscito antes que o Estado decida qualquer processo de privatização. O projeto de lei defende que todos têm o direito de conhecer os detalhes dos planos de privatização, seus impactos econômicos e sociais, antes que tais decisões sejam tomadas.
Segundo o TNI (Transnational Institute), centro de estudos em democracia e sustentabilidade sediado na Holanda, de 2000 a 2017, ao menos 884 serviços foram reestatizados no mundo, incluindo serviços públicos essenciais que vão desde fornecimento de água e energia e coleta de lixo até programas habitacionais e funerárias.
“Tarcísio com sua gana de privatização deseja tirar das mãos do Estado serviços que são essenciais à população e é inaceitável que a população não seja consultada. Queremos que a população possa decidir se quer abrir mão de empresas estatais como a Sabesp e a CPTM, por exemplo”, afirma Monica Seixas, deputada estadual pelo Movimento Pretas do PSOL.