POLÍTICA

Movimento Pretas do PSOL quer que voto popular decida processos de privatização

Deputada Monica Seixas protocolou no último dia 29 de setembro Projeto de Lei que exige que haja plebiscito antes que o Estado tome qualquer decisão do tipo

Deputada estadual Monica Seixas, do PSOL (SP).Créditos: Assessoria de Comunicação
Por
Escrito en POLÍTICA el

Em meio a greve de serviços essenciais como metrô, CPTM e funcionários públicos da Sabesp, Monica Seixas, deputada estadual do Movimento Pretas do PSOL, protocolou no último dia 29 de setembro o Projeto 1448/2023, que exige que haja plebiscito antes que o Estado decida qualquer processo de privatização. O projeto de lei defende que todos têm o direito de conhecer os detalhes dos planos de privatização, seus impactos econômicos e sociais, antes que tais decisões sejam tomadas. 

Segundo o TNI (Transnational Institute), centro de estudos em democracia e sustentabilidade sediado na Holanda, de 2000 a 2017, ao menos 884 serviços foram reestatizados no mundo, incluindo serviços públicos essenciais que vão desde fornecimento de água e energia e coleta de lixo até programas habitacionais e funerárias.

“Tarcísio com sua gana de privatização deseja tirar das mãos do Estado serviços que são essenciais à população e é inaceitável que a população não seja consultada. Queremos que a população possa decidir se quer abrir mão de empresas estatais como a Sabesp e a CPTM, por exemplo”, afirma Monica Seixas, deputada estadual pelo Movimento Pretas do PSOL.