ONZE E MEIA

Lênio Streck: Meu receio é que o rescaldo da Lava Jato não dê em nada e só puna o Dr. Appio

Jurista teme que verdades sobre a Lava Jato não surtam efeito na política e responsáveis fiquem impunes

Créditos: Justiça Federal/Divulgação
Escrito en POLÍTICA el

Em entrevista ao programa Fórum Onze e Meia desta terça-feira (3), o jurista Lênio Streck afirmou que teme que as novas revelações sobre a Lava Jato sejam ineficazes.

Recentemente, a Globo tem se dedicado ao caso Tony Garcia e revelado que Sérgio Moro articulou para grampear ilegalmente juízes e os outros inimigos. Além disso, a cassação de Deltan Dallagnol e a revelação de que a Lava Jato combinava matérias com a imprensa também poderiam ser exibidas como uma derrota da Lava Jato.

Em suma, os escândalos envolvendo a Operação Lava Jato tem se tornado cada vez mais evidentes, mas isso ainda não representa uma derrota para os responsáveis.

Muita informação, pouca conquista

Porém, para Lênio, essas revelações de práticas vis da Lava Jato e de seus integrantes, ou mesmo, a própria correição da Lava Jato no CNJ não indicam uma vitória contra lawfare.

“Todos os dias tem uma denúncia nova contra a Lava Jato. Quando uma coisa dá muito barulho e não dá nada a gente chama de tosa de porco: muito grito e pouca lã”, brincou o jurista.

Para o professor universitário, advogado e especialista em filosofia do direito, existe um problema sério: caso não se indiciem os culpados e realmente se investigue de forma profunda os casos - deixando eles apenas na imprensa - o maior prejudicado da história pode ser o juiz Eduardo Appio, afastado da 13ª Vara Federal de Curitiba.

“Nas denúncias da Lava Jato, sabe o que se corre o maior risco? De o único cara que vai se ferrar nisso pode ser o Eduardo Appio. Porque o senador está por aí lépido e fagueiro, o outro foi cassado e entrou no outro partido e ganha uma página no maior jornal do Brasil”, completou.

Confira a entrevista completa de Lênio Streck ao Fórum Onze e Meia desta terça-feira: