VOTO IMPRESSO?

Bolsonaristas pedem "auditoria" na consulta pública do Senado sobre anistia para golpistas

Apoiadores de Bolsonaro recorrem ao mesmo expediente utilizado nas eleições ao verem grande quantidade de votos "não" em enquete sobre projeto que visa perdoar agitadores do 8 de janeiro

Manifestação de bolsonaristas pelo voto impresso em 2022.Créditos: /Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

Em meio a debates acalorados, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro e defensores do atual governo Lula estão engajados em uma contenda online. Tudo isso devido a uma consulta pública aberta pelo Senado Federal sobre o Projeto de Lei (PL) proposto por Hamilton Mourão (PL-RS), que visa conceder anistia aos envolvidos nos atos golpistas ocorridos em 8 de janeiro de 2023.

A enquete, hospedada no site E-Cidadania do Senado, tem gerado intensa discussão, pois representa uma oportunidade para o público manifestar sua opinião sobre a proposta. No entanto, é importante destacar que a consulta não determina automaticamente se o projeto será votado nem influencia o voto dos senadores. Seu objetivo é "sinalizar a opinião do público que participou da consulta, de modo a contribuir com a formação de opinião de cada senador."

Para participar, basta clicar neste link e escolher entre as opções "sim," caso concorde com o projeto, ou "não," caso discorde. 

Desespero bolsonarista

A questão levantada por essa consulta pública é particularmente relevante para os bolsonaristas, já que muitos deles enfrentam processos legais, prisões ou investigações devido ao seu envolvimento direto ou indireto nos protestos antidemocráticos que ameaçaram o Estado de Direito.

Por essa razão, a consulta online do Senado se tornou um campo de batalha virtual desde segunda-feira (23), com defensores tanto do ex-presidente Jair Bolsonaro quanto do governo de Luiz Inácio Lula da Silva fazendo campanha nas redes sociais para conquistar votos "sim" ou "não" em relação à proposta de anistia para os envolvidos nos atos golpistas.

Diante do aumento expressivo de votos "não" na consulta pública, bolsonaristas têm levantado a questão de uma possível "fraude" na votação, evocando lembranças das eleições de 2022, quando contestaram a vitória do presidente Lula. Muitos deles estão pedindo uma "auditoria" na consulta pública

Exemplo disso é o perfil "Radar Brasil," que, por meio do antigo Twitter, escreveu: "Solicitei, por e-mail, ao dep. @nikolas_dm e aos senadores @cleitinhotmj e @carlosaviana, ambos de MG, que peçam uma auditoria nos votos apresentados na página da consulta pública relativa ao PL 5064/2023 do senador Mourão. Essa quantidade de votos NÃO é muito estranha."

Várias outras contas de bolsonaristas na rede social têm feito a mesma reclamação e acionado parlamentares solicitando uma "auditoria" na consulta pública. 

Confira