Não há novidade alguma na posição hegemônica da mídia corporativa brasileira em favor de Israel. Aliás, como Brizola dizia, se você está em dúvida sobre qual posição deve tomar, veja qual a da Globo e fique do outro lado. No caso da mídia corporativa, é só ver de que lado estão os Estados Unidos. É ao lado deles que todos se empoleiram.
Daí o que se vê e lê é que Israel está se defendendo dos "terroristas" palestinos.
Quem são os "terroristas"? Logo os palestinos, que viviam naquelas terras, de onde 700 mil deles foram expulsos para abrigar o estado de Israel.
De lá para cá, Israel vem anexando mais e mais terras, a ponto de encurralar os palestinos em determinados pontos e mantê-los sob violento controle.
Há em Israel quem defenda abertamente, como o atual ministro das Finanças de Israel, Bezalel Smotrich, o extermínio de palestinos.
“Acho que a vila de Huwara precisa ser exterminada”, disse o ministro, também responsável pela administração civil de Israel na Cisjordânia ocupada, em entrevista à mídia local. “Acho que o Estado de Israel deveria fazer isso, e não os cidadãos”, ressaltou.
Ouça o outro lado, nesta entrevista de Mustapha Barghouti na CNN. Barghouti é Secretário-Geral do partido político Iniciativa Nacional Palestina.
Mustafa Barghouti, secretário-geral da Iniciativa Nacional Palestina, fala sobre as ações do Hamas e o apartheid imposto aos palestinos pelo governo israelense durante entrevista a Fareed Zakaria veiculada pela CNN. Uma das melhores matérias que você vai ver sobre esse assunto. pic.twitter.com/R5TnpmN0W7 — Pensar a História (@historia_pensar) October 9, 2023
Leia mais postagens e crônicas de Antonio Mello aqui na Fórum.