A convite do ministro Paulo Pimenta, das Comunicações, Ruth Venceremos, drag queen ligada ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), integrará a Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social) do governo Lula como assessora de Diversidade e Participação Social. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (6) pelo ministro.
Além da sua atuação como militante pela reforma agrária, com participação no MST que remonta aos seus 13 anos de idade, Ruth também é pedagoga, mestre em educação pela Unicamp e suplente de deputada federal pelo PT-DF. Pernambucana de Belém do São Francisco, no sertão, tem 38 anos e coloca-se como defensora das causas antirracismo e anti-LGBTfobia dos movimentos negro e LGBTQIA+.
A drag queen Ruth Venceremos foi criada em 2015 por si mesma na versão de Erivan Hilário dos Santos. A ideia surgiu em meio à militância contra a LGBTfobia dentro do MST. Ela chegou a ser diretora da Escola Nacional Florestan Fernandes, do movimento.
Ruth considera uma grande vitória a possibilidade de estar presente na Secom. Ela disse à Folha que sua nomeação mostra que começam a ser revertidos os “mecanismos de desmonte de participação social” construídos durante o governo de Jair Bolsonaro (PL). Também promete exercer a função primando pela escuta da sociedade civil.
“Eu como sujeito, sou tudo o que bolsonarismo tentou destruir no último período. Estar na Secom é fundamental para abrir espaço para dizer aos outros: ‘olha, nós podemos chegar lá com capacidade técnica e olhar sobre os direitos humanos’”, afirmou.
Com informações da Folha.