Símbolo do fracasso econômico do governo de Jair Bolsonaro (PL) e escondido no fim da gestão passada, especialmente no período eleitoral, Paulo Guedes, o apelidado ‘posto Ipiranga’, ex-ministro da Economia, já tem um novo emprego. Ao contrário do que se possa imaginar, já que Guedes é um defensor aguerrido da iniciativa privada e das políticas ultraliberais, a vaga é no serviço público.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciou na segunda-feira (30), durante uma entrevista ao programa Pânico, da Jovem Pan, que Guedes presidirá o recém-criado Conselho Econômico de São Paulo. O chefe do Executivo paulista ainda encheu o economista de elogios, dizendo que ele é um sujeito “talentoso” e “genial”, desejando “mais pessoas ao seu lado desse naipe”.
“A gente vai montar um conselho junto ao governo do estado, vai ter economistas de ponta e especialistas de algumas áreas importantes. E o Paulo Guedes vai fazer parte desse conselho. Não só fazer parte, mas presidir esse conselho", disse Tarcísio de Freitas.