JUDICIÁRIO

Alexandre de Moraes já não esconde quem gostaria de ver no STF ao seu lado

Ministro que tem atuação implacável contra os extremistas e golpistas diz abertamente quem gostaria que fosse nomeado para a vaga que abrirá em maio

Créditos: Antonio Augusto/Secom/TSE
Escrito en POLÍTICA el

O ministro Alexandre de Moraes, integrante do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já não esconde de mais ninguém quem é o nome que gostaria ver indicado pelo presidente Lula (PT) para ocupar a vaga que ficará aberta com a aposentadoria do ministro Ricardo Lewandowski, em maio, na corte mais alta do Judiciário brasileiro.

Para Moraes, quem deveria ser indicado é o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Luis Felipe Salomão, com quem dividiu boa parte do exaustivo trabalho no período em que esteve à frente do TSE em plena arena eleitoral, com os bolsonaristas realizando todo tipo de investidas contra a democracia e o próprio TSE. Eles ficaram muito próximos durante a época das eleições e por conta das dificuldades daquele momento.

Salomão e Moraes foram responsáveis por decisões e jurisprudências que a partir de agora podem ser utilizadas para que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), inimigo número um do Estado Democrático de Direito e fomentador de ações golpistas violentas, possa ficar inelegível nos próximos anos. Eles, juntos, também foram responsáveis por punir políticos espalhadores de fake news, como o ex-parlamentar paranaense Fernando Francischini, que perdeu o mandato por propagar mentiras sobre as urnas eletrônicas e o sistema eleitoral brasileiro.

No entanto, a indicação para a vaga não cabe a qualquer ministro do STF e Moraes terá que aguardar a decisão de Lula sobre o novo nome para a Suprema Corte, que virá no tempo certo. O que se sabe é que o presidente tem uma boa lista de juristas de sua preferência antes do nome de Salomão.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar