ATAQUES A BRASÍLIA

Atual governadora do Distrito Federal dá declaração que pode complicar a vida de Ibaneis Rocha

Apesar de bolsonarista, Celina Leão diz que Jair Bolsonaro deveria ter evitado ataques a Brasília; Bastaria uma “fala firme”

Bolsonaristas atacam Brasília em 8 de janeiro.Atual governadora do Distrito Federal dá declaração que pode complicar a vida de Ibaneis RochaCréditos: Marcelo Camargo / Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão, deu uma declaração que pode complicar a vida de Ibaneis Rocha, o governador afastado do cargo pelo Supremo Tribunal Federal após os ataques bolsonaristas a Brasília de 8 de janeiro. A frase foi dita em entrevista a Jussara Soares, em O Globo, e publicada na última quinta-feira (19).

Logo após admitir que suspeita de uma possível sabotagem sobre a segurança do Distrito Federal, Celina foi perguntada se Ibaneis errou ao nomear o ex-ministro de Bolsonaro, Anderson Torres, para chefia da Segurança Pública do DF. Ibaneis Rocha acusa Anderson Torres de haver sabotado a segurança do Distrito Federal, e inclusive está preso desde o último sábado (14) por conta dessa suspeita.

Mas de acordo com Celina, Ibaneis teria sido avisado sobre o risco de sabotagem ao nomear Torres e mesmo assim o fez. E a razão para o governador afastado ter ignorado os avisos não convence: “a boa-fé do governador talvez o tenha colocado nessa situação, por não acreditar que seria sabotado, mesmo tendo sido alertado por diversas pessoas”, contou Celina.

Celina ainda afirmou que sempre acreditou que Anderson Torres poderia causar problemas tanto para si próprio como para o governo do DF. “Estranhei muito a viagem dele aos Estados Unidos, ele disse que estava cansado e que fazia tempo que não ficava com a família”, declarou. Além disso, mesmo tendo apoiado a reeleição de Bolsonaro no ano passado, ela tenta se descolar dos setores radicalizados, e defende que o próprio ex-presidente poderia ter evitado as cenas vistas em 8 de janeiro com uma simples "fala firme" a apoiadores.

Outro dado interessante que a governadora em exercício traz na entrevista é de o governo do Distrito Federal tentou retirar o acampamento bolsonaristas em ao QG e foi impedido pelo Exército. "Quando você coloca a Polícia Militar para tirar os manifestantes e o Exército não deixa, há um erro de comando entre as forças. O inquérito aberto pelo STF para apurar omissões de autoridades [que levou Anderson Torres para a cadeia e decretou o afastamento de Ibaneis] vai descobrir”, disse.