O professor Boaventura de Sousa Santos, sociólogo português consagrado, professor catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Lisboa e um dos mais importantes e respeitados intelectuais do mundo em atividade, concedeu uma entrevista exclusiva ao programa Fórum Onze e Meia, da TV Fórum, no começo da tarde desta quinta-feira (12).
Com um domínio teórico de tirar o fôlego, Boaventura falou do momento trágico e tenso vivido pelo Brasil nos últimos meses, que ganhou carga ainda mais dramática de domingo (8) para cá, com terroristas de extrema direita ameaçando as bases democráticas do país ao invadirem o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília.
"O que eu vi no Brasil é um fascismo social crescente na sociedade, e que parece ter força suficiente, que felizmente neste momento não teve, de se transformar em fascismo político", disse o sociólogo sobre o que percebe no Brasil em relação à recepção da retórica fascista nos últimos meses por parte da população.
Para assistir a toda a entrevista do renomado acadêmico europeu, clique no player abaixo. A participação de Boaventura começa aos 53 minutos.