NINGUÉM AGUENTA MAIS

Datafolha: 93% reprovam ataques bolsonaristas em Brasília; 3% aprovam

Consulta comprova que insanidade bolsonarista serviu para unir a população brasileira, que aparentemente não aguenta mais as peripécias da extrema-direita

Bolsonaro chorão.Datafolha: 93% reprovam ataques bolsonaristas em Brasília; 3% aprovamCréditos: Marcos Corrêa/PR
Escrito en POLÍTICA el

O Instituto Datafolha publicou nesta quarta-feira (11) uma pesquisa sobre os ataques bolsonaristas às sedes dos Três Poderes em Brasília no último domingo (8). De acordo com o levantamento 93% reprovam os acontecimentos, para a tristeza de Jair Bolsonaro (PL) e seu novo guru Steve Bannon - o idealizador da invasão do Capitólio de Washington há dois anos que comemorou os ataques em Brasília durante podcast ao vivo.

Por outro lado, apenas 3% disseram aprovar o terrorismo bolsonarista praticado na capital, enquanto os demais ou se mostraram indiferentes ou não souberam responder.

A maioria, 46%, defende que todos os responsáveis devam ser presos sem exceção e 15% creem que alguns deveriam ser presos e outros não. São também 15% os que querem que a maioria seja presa e 9% defendem que ninguém deve ser preso. 4% não souberam responder.

Do total, 77% acredita que a lei será aplicada aos bolsonaristas. Entre eles, 42% espera por penas duras e outros 35% acreditam que as penas serão brandas. 17% dos entrevistados simplesmente não acreditam na Justiça e dizem que não haverá punição.

A pesquisa ouviu 1214 pessoas, todas com mais de 16 anos, entre a última terça (10) e esta quarta, por telefone. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou menos.

No último domingo (8) cerca de 5 mil bolsonaristas foram escoltados pela Polícia Militar do Distrito Federal até a Praça dos Três Poderes, de onde invadiram e destruíram o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal. Mais de mil pessoas estão presas no Complexo Penitenciário da Papuda e na Prisão Feminina de Brasília, a Colmeia, por conta da ocorrência.

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, afastou o governador bolsonarista do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, por 90 dias e decretou a prisão de seu ex-Secretário de Segurança Pública – e também ex-ministro da Justiça de Bolsonaro -, Anderson Torres. Além disso, os Três Poderes aprovaram uma Intervenção Federal na segurança pública do DF e investigações para identificar os financiadores dos bolsonaristas estão sendo realizadas.

*Com informações da Folha de S. Paulo.