FAKE NEWS AO VIVO

VÍDEO: Militar dá ordem para locutor anunciar público de 1 milhão de pessoas em Sete de Setembro de Bolsonaro

O coronel Mauro César Barbosa Cid, ajudante de ordens do presidente e considerado um dos seus auxiliares mais extremistas, foi filmado passando informação incorreta sobre público de comício bolsonarista

Bolsonaro e o locutor Cuiabano Lima.Créditos: Marcos Corrêa/PR/Divulgação
Escrito en POLÍTICA el

Durante o comício do presidente Jair Bolsonaro (PL) na Esplanada dos Ministérios em Brasília, que ocorreu neste sete de setembro misturado às comemorações dos 200 anos de independência do Brasil, um militar foi filmado dando ordem para que o locutor do evento mudasse a informação sobre o público presente. A cena, capturada durante transmissão do comício, mostra o locutor bolsonarisa Cuiabano Lima anunciando um público de cem mil presentes ao ato antes de ser 'corrigido'.

Cuiabano mal termina de anunciar o público e é possível ver um militar falando ao seu ouvido e palavra “milhão” vaza no microfone antes que o próprio locutor se encarregasse de dar a suposta nova contagem. “Aqui na minha frente são 100 mil mas em toda a Esplanada, chegaram os dados aqui, são um 1 milhão de pessoas”, disse, assim que ‘corrigido’ pelo militar.

O locutor é um famoso de mestre de cerimônias que apresenta os maiores rodeios do Brasil e apoia publicamente o atual presidente. Já o militar foi identificado pelo site Metrópoles. Trata-se do coronel do Exército Mauro César Barbosa Cid, conhecido como um dos mais extremistas entre os auxiliares do presidente e atua como seu ajudante de ordens. O militar é presença constante nas investigações do Supremo Tribunal Federal (STF) em relação a atos antidemocráticos e difusão de fake news e teorias conspiratórias bolsonaristas.

A quantidade de presentes no comício presidencial de 200 anos da Independência do Brasil não foi confirmado pelo Governo do Distrito Federal, que ficou responsável pela segurança do evento. Contudo, a partir das imagens que foram divulgadas na imprensa e nas mídias sociais é possível notar que passou longe da cifra dada pelo militar extremista ao locutor.

Assista a seguir o vídeo publicado pelo portal Metrópoles no Youtube