SETE DE SETEMBRO ELEITOREIRO

PT entra com ação no TSE para impedir que campanha de Bolsonaro se beneficie de Sete de Setembro

O Partido dos Trabalhadores também deve denunciar o atual presidente por abuso de poder político e econômico no que considerou o uso de dinheiro público para fins eleitorais

Esplanada dos Ministérios em 7 de setembro de 2022.Créditos: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

O deputado federal mineiro Reginaldo Lopes, líder do PT na Câmara, entrou com uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na tarde de hoje que busca impedir o uso das imagens dos desfiles cívico-militares deste sete de setembro pela campanha de Jair Bolsonaro (PT). A ação diz que por ter sido usado dinheiro público na preparação de uma celebração nacional, a dos 200 anos de Independência do Brasil, ela não poderia ser usada eleitoralmente.

“Desde 2020 o presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, busca cooptar essa data festiva e institucional do Estado Brasileiro para interesses políticos eleitorais. [Esses atos] representam uma escalada ascendente contra a democracia”, diz trecho de conclusão da ação petista.

O Partido dos Trabalhadores também deve denunciar o atual presidente por abuso de poder político e econômico no que considerou o uso de dinheiro público para fins eleitorais.

Além do PT, também o PDT de Ciro Gomes ingressou com ações no TSE pedindo explicações sobre o uso eleitoral de Bolsonaro do sete de setembro e também sobre possível uso do Fundo Partidário do PL para financiar caravanas interestaduais de apoiadores à Brasília. Também entraram com ações semelhantes ou deram declarações nesse sentido as campanhas de Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União Brasil).