ELEIÇÕES 2022

TRE nega por unanimidade registro da candidatura do vice de Cláudio Castro no RJ

Justiça Eleitoral entende que Washington Reis se tornou inelegível em consequência de sua condenação por crime ambiental pelo STF

Os bolsonaristas Washington Reis e Cláudio Castro.Créditos: Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) negou, nesta terça-feira (6), por unanimidade, o registro da candidatura de Washington Reis (MDB-RJ) ao cargo de vice-governador na chapa bolsonarista encabeçada por Cláudio Castro (PL-RJ).

A Corte entende que o ex-prefeito de Duque de Caixas (RJ) se tornou inelegível em consequência de sua condenação por crime ambiental pelo Supremo Tribunal Federal e confirmada pela Segunda Turma do STF no dia 30 de agosto.

“Julgo procedente o pedido de impugnação de Washington Reis, proposto pelo Ministério Público, tornando-o inelegível”, resumiu o desembargador Elton Leme, presidente do TRE-RJ.

Hipótese de inelegibilidade “está totalmente integralizada”, diz relator

O relator do caso, o desembargador Luiz Paulo da Silva Araujo Filho, afirmou, durante o julgamento, que “está totalmente integralizada a hipótese de inelegibilidade”, disse de acordo com a Agenda do Poder.

“A eventual discrepância entre a condenação criminal do candidato e a absolvição de corréus em julgamentos de instâncias inferiores é competente ao mérito, não cabendo à Justiça Eleitoral decidir sobre acerto ou desacerto a decisões proferidas por outros órgãos do Judiciário que configurem causa de inelegibilidade”, ressaltou, em referência ao julgamento na Segunda Turma do STF, que ratificou a condenação de Reis.