O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem o seu segundo melhor desempenho em pesquisas eleitorais a um mês das eleições. No último Datafolha Lula aparece com 45% das intenções de votos. O percentual só foi maior em 2006, quando ele disputava a reeleição com o hoje seu candidato a vice, Geraldo Alckmin, que na época estava no PSDB.
Na época, Lula concluía seu primeiro mandato com 61% de aprovação e desaprovação de 7% segundo o Ibope.
Te podría interesar
Pesquisa Ipec (ex-Ibope) divulgada nesta segunda-feira (5), mostra que 57% das pessoas reprovam a maneira como o presidente Jair Bolsonaro (PL) está governando o Brasil, enquanto 38% aprovam.
O Pulso fez o levantamento com base em pesquisas realizadas pelo Datafolha em meados de setembro dos pleitos de 1989, 1994, 1998, 2002, 2006 e 2022. Não foi levada em conta a eleição de 2018, pois Lula teve a sua candidatura indeferida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e não pôde concorrer.
Te podría interesar
Público feminino
Lula tem ainda mais um trunfo nestas eleições. Este ano ele tem o seu melhor desempenho entre o público feminino. Em todas as outras eleições, ele sempre estava em desvantagem entre as mulheres, com um percentual inferior em comparação com o eleitorado geral. No Datafolha desta quinta, 48% das mulheres afirmam votar no petista para presidente da República.
Enquanto isso, Bolsonaro segue com uma alta rejeição entre as mulheres.
Com informações do Pulso, no Globo