CONTRA FAKE NEWS

TSE manda redes sociais retirarem do ar fake news de que Ipec funcionaria dentro do Instituto Lula

O Ipec tem sua sede no bairro dos Jardins enquanto o Instituto Lula fica localizado no Ipiranga, em São Paulo; os bairros sequer estão próximos um do outro

Ex-presidente Lula (PT) no Instituto Lula.Créditos: Reprodução / Instituto Lula
Escrito en POLÍTICA el

O ministro Paulo de Tarso Sanseverino, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou neste domingo (4) que as redes sociais Facebook, Twitter e Tik Tok têm 24 horas para suspender conteúdos que divulgam a fake news de que o instituto Ipec, antigo Ibope, funcionaria dentro do Instituto Lula. A multa para não cumprimento da decisão é de R$ 10 mil por dia.

O boato foi difundido pelo Youtuber Gustavo Gayer e acabou replicado por outros influenciadores digitais, sendo passada adiante para milhares de seguidores. De acordo com a coluna do Leonardo Sakamoto, no Uol, apoiadores de Bolsonaro teriam ido à porta do Instituto Lula para supostamente investigar como seriam as pesquisas eleitorais lá dentro.

Com a dimensão que ganhou essa fake news, o PT acabou acionando a Justiça Eleitoral contra sua difusão. Para o partido, além da informação ser falsa, faria propaganda negativa do sistema eleitoral, da própria chapa petista e teria como objetivo desmoralizar o instituto.

Na cidade de São Paulo, o Ipec tem sua sede no bairro dos Jardins enquanto o Instituto Lula fica localizado no Ipiranga. Não são bairros próximos. O youtuber Gustavo Gayer retirou o vídeo do ar e fez uma publicação se retratando pela divulgação da mentira.

*Com informações do Uol.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar