O ex-presidente do Ibope, Carlos Augusto Montenegro, afirmou ao jornalista Ancelmo Gois, de O Globo, neste sábado (3) que a eleição presidencial está decidida: “A campanha demorou quase dois anos. Mas acabou. Falta o eleitor pôr o voto na urna”. A opinião dele é convergente com a de Marcos Coimbra, do Instituto Vox Populi, que tem acompanha a evolução das pesquisas semanalmente na TV Fórum. Os dois, Montenegro e Coimbra, são considerados os maiores especialistas em pesquisas eleitorais do país.
A afirmação de Montenegro e a avaliação de Coimbra partem da mesma constatação: Lula mantém-se, desde junho de 2021, ao redor dos 45% das intenções de voto. “Não há precedente para essa estabilidade com um número tão alto na história das eleições no Brasil”, diz Coimbra. Ele registra que a referência para suas avaliações são as pesquisas eleitorais presenciais, “pois as telefônicas não conseguem alcançar o eleitorado mais pobre e, com isso, apresentaram ao longo de mais de um ano números inferiores para Lula”.
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De fato, na última pesquisa Datafolha, realizada entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro, Lula aparece com 45% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro está estagnado em 32%. Na última pesquisa do Ipec, divulgada pouco antes e com campo entre 26 e 28 de agosto, Lula tem 44% e Bolsonaro os mesmos 32%.
Montenegro não pode ser acusado de petista ou lulista. Em 2018, três dias antes do segundo turno entre Jair Bolsonaro e Fernando Haddad, ele previu: “só um tsunami tira Bolsonaro da presidência”. Acertou. Bolsonaro foi eleito com 55% dos votos contra 45% de Haddad no segundo turno.
O Ipec é o sucessor do antigo Ibope, que deixou de existir em 2020. O Ibope Inteligência, anteriormente conhecido como Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística ou Ibope, foi fundado e administrado pela família Montenegro ao longo de quase oito décadas de existência, a partir de 1942. Carlos Augusto presidiu a empresa por quase 40 anos. Em 2014, teve a divisão de pesquisa de mídia adquirida pelo grupo Kantar, formando a Kantar Ibope Media. Como consequência, mudou seu nome. De "Ibope” passou a se chamar "Ibope Inteligência", com o intuito de diferenciar as duas empresas, até que em 2021 a empresa deixou de existir, com seus executivos, ao lado de Montenegro, fundando o Ipec. A presidenta do Ipec, Márcia Cavallari Nunes, foi diretora executiva da área de pesquisas de opinião do Ibope por 18 anos.