O debate presidencial da Globo, o último antes do primeiro turno das eleições, nesta quinta-feira (29), começou com um embate entre Ciro Gomes (PDT) e Lula (PT).
Logo na primeira pergunta, Ciro questionou como Lula explica "que depois de 14 anos de governo os 5 brasileiros mais ricos acumulassem o que possuem os 100 milhões de brasileiros mais pobres".
Lula, então, respondeu: "Você poderia começar essa pergunta de outra forma. Deveria perguntar como que no governo do PT os mais pobres tiveram 80% de aumento real na sua renda enquanto os ricos tiveram só 20%. Você poderia perguntar como geramos 22 milhões de emprego, como aumentamos o salário mínimo em 77%. Por que criamos os programas de inclusão social que você cansou de elogiar quando participou do governo".
Ciro, por sua vez, voltou a dizer que Lula concentrou renda nas mãos dos mais ricos e que impôs "a maior taxa de juros do planeta terra" e "arrebentou o crédito das famílias".
O ex-presidente, na tréplica, ironizou: "Ciro, estou achando você nervoso. Vou te dizer uma coisa que você podia dizer a bem da verdade para quem tá nos ouvindo: você saiu do meu governo para ser candidato a deputado. Você viveu no meu governo o momento de maior conquista social desse país, e você sabe disso. E quando você cita o governo atual, você sabe que ele herdou não o governo do PT, mas o governo de um golpista", disparou, em referência a Michel Temer.