O ex-presidente Lula (PT) se reuniu com empresários e banqueiros em um evento em São Paulo (SP), na noite desta terça-feira (27), e teve recepção calorosa por parte dos presentes.
Articulado pelo Grupo Esfera Brasil, o evento, realizado na casa do fundador do grupo, João Camargo, reuniu cerca de 100 nomes ligados ao setor empresarial e financeiro, incluindo alguns que, nos últimos anos, se tornaram apoiadores de Jair Bolsonaro (PL), entre eles Flávio Rocha, da Riachuelo, Roberto Justus, do Grupo Newcomm, e Rubens Ometto, presidente do conselho do Grupo Cosan.
Segundo a jornalista Julia Duailibi, da GloboNews, Lula foi aplaudido por todos os presentes em sua chegada e cumprimentou um a um.
Entre outros nomes presentes no evento, estavam o banqueiro André Esteves, do BTG Pactual, Isaac José Sidney, presidente da Febraban, o investidor Benjamin Steinbruch, Abílio Diniz, do Grupo Carrefour, entre inúmeros outros.
"Eu preciso de vocês para acabar com a miséria do Brasil", disse Lula no encontro, pedindo ainda um diálogo "sem hipocrisia".
O petista foi ao evento acompanhado de sua esposa Rosângela Silva, a Janja, da presidente do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, do ex-ministro Aloizio Mercadante, de seu candidato a vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB) e do deputado estadual e coordenador da campanha de Fernando Haddad, Emidio de Souza.
O Grupo Esfera Brasil
O grupo Esfera Brasil se autodenomina uma organização criada para "fomentar o pensamento e o diálogo sobre o Brasil e um think tank" que reúne empresários, empreendedores, banqueiros e a classe produtiva.
“Somos independentes e apartidários – e temos a missão de engajar líderes em prol do Brasil, gerando discussões que vão permitir a construção de um País melhor”, diz texto sobre o grupo.
O Esfera Brasil tem feito encontros com outras lideranças políticas. No dia 30 de junho, recebeu o candidato a governador de São Paulo Fernando Haddad (PT) em encontro na casa dos advogados Anne e Nelson Wilians. Na ocasião, estiveram presentes o deputado estadual Emidio de Souza (PT-SP), o advogado Marco Aurélio de Carvalho, o empresário Ricardo Roldão, além dos advogados Pierpaolo Cruz Bottini, Alberto Zacharias Toron, Cristiano Zanin Martins, Eduardo Chad e Heleno Torres.
O grupo esteve com o presidente Jair Bolsonaro (PL) em agosto.