Pesquisa Ipec (antigo Ibope) sobre a disputa eleitoral no Rio Grande do Sul mostra fôlego dos candidatos do PT a uma semana para o primeiro turno. Tanto Olívio Dutra, candidato do partido ao Senado, quanto Edegar Pretto, nome da legenda para o governo do estado, aumentaram suas intenções de voto.
Segundo o levantamento, Olívio segue na liderança da corrida pelo Senado e ainda cresceu 2 pontos percentuais com relação à última pesquisa do instituto, e agora marca 30% das intenções de voto. O segundo lugar é de Ana Amélia (PSD), que tem 24%. Na sequência aparece o vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos), com 21%.
Fecha a lista a Comandante Nádia (PP), com 3%. Votos em branco e nulos somam 6%, enquanto 11% não sabem ou não responderam. Os demais candidatos não passaram dos 2%.
Governo do estado
Na disputa pelo governo do Rio Grande do Sul, o ex-governador Eduardo Leite (PSDB) segue na liderança, com os mesmos 38% de intenções de voto que já tinha na última pesquisa. Na sequência vem Onyx Lorenzoni (PL), com 25% (1 ponto a menos que no levantamento anterior).
O único postulante a governador que cresceu na nova pesquisa foi Edegar Pretto (PT), que saltou de 10% para 15% das intenções de voto, o colocando no páreo para a disputa de uma vaga no segundo turno.
Luis Carlos Heinze (PP) fecha a lista com 4% das intenções de voto. Votos em branco e nulos somam 4%, enquanto outros 8% não sabem ou não responderam. Os demais candidatos não passaram de 1%.