Pesquisa telefônica BTG/FSB divulgada nesta segunda-feira (26) revela que enquanto Lula (PT) sobe na preferência dos eleitores, Jair Bolsonaro (PL) e Ciro Gomes (PDT), que fazem dobradinha insultando o petista, vêm a rejeição crescer a cada dia, chegando a mais da metade dos brasileiros que vão às urnas no próximo domingo, 2 de outubro.
Bolsonaro segue na liderança entre os candidatos mais rejeitados, com 56% dos eleitores dizendo que não votariam no atual presidente de jeito nenhum. Ciro vem em seguida, com a rejeição de 52% dos brasileiros.
Te podría interesar
A pesquisa mostra ainda que 46% dizem que não votariam em Lula, 42% rejeitam Felipe D'Ávilla (Novo) e 40% dizem que não votariam em Simone Tebet (MDB) e Vera Lúcia (PSTU).
Mulheres preferem Lula
O levantamento mostra também Lula segue na liderança entre as mulheres, onde tem 52% das intenções de votos, contra 29% de Bolsonaro.
Te podría interesar
Entre os homens, há uma situação de empate técnica, com Bolsonaro dois pontos à frente de Lula: 41% a 29%.
O petista ainda marca impressionantes 62% das intenções de votos no Nordeste, onde Bolsonaro tem apenas 21%. Lula também lidera no Sudeste (39% a 36%) e no Norte/Centro Oeste (43% a 39%). Bolsonaro está à frente no Sul (51% a 35%).
Os números também mostra uma divisão entre pobres e ricos. Enquanto Lula lidera com folga entre os eleitores de baixa rende, Bolsonaro se destaca entre os endinheirados.
Entre aqueles que ganham até 1 Salário Mínimo, o petista marca 68% a 16%. De 1 a 2 salários, Lula tem 54% e Bolsonaro 22%.
A situação se inverte na classe médica - 2 a 5 salários -, onde o atual presidente lidera por 44% a 36%. No estrato mais rico, daqueles que ganham mais de 5 salários, Bolsonaro tem 54% contra 26% de Lula.
A pesquisa BTG/FSB ouviu 2 mil eleitores por telefone entre os dias os dias 23 e 25 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e seu índice de confiabilidade é de 95%. O levantamento possui registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob número BR-08123/2022.