Apesar da Igreja Universal do Reio de Deus (IURD) ser uma das principais bases de apoio de Jair Bolsonaro (PL), candidatos da instituição religiosa liderada por Edir Macedo vêm escondendo o presidente de seus "santinhos" - os panfletos que contêm as "colas" com os números eleitorais dos candidatos a deputado estadual, federal, senador, governador e presidente.
Uma das pessoas que tem evitado associar sua imagem com a de Bolsonaro é a deputada estadual Edna Macedo (Republicanos-SP), candidata à reeleição.
Te podría interesar
Edna é irmã de Edir Macedo e, em seu santinho, constam apenas seu número eleitoral e o de Marcos Ferreira, deputado federal e candidato à reeleição. Ferreira, inclusive, é o presidente nacional do Republicanos, braço político da Universal. No panfleto de ambos, não há menção a Jair Bolsonaro e nem mesmo ao candidato da legenda ao governo do estado, Tarcísio Gomes de Freitas.
Quem também esconde o presidente do santinho é o deputado federal Gilberto Abramo (Republicanos-MG). Em sua "colinha", há apenas o seu número eleitoral, o do candidato a deputado estadual pelo partido Charles Santos e o do candidato a governador apoiado pela Universal em Minas Gerais, Carlos Viana (PL).
O presidente do Republicanos no Ceará, Ronaldo Martins, que é candidato a deputado federal, é outro que não coloca Bolsonaro em sua campanha. Seus panfletos eleitorais destacam apenas seu número e o do candidato a deputado estadual David Durand.
Todos os santinhos foram encaminhados à Fórum pelo jornalista Gilberto Nascimento, autor do livro “O Reino”, sobre Edir Macedo e sua igreja. Além dos panfletos, esses candidatos também têm procurado não usar imagens de Bolsonaro em suas redes sociais.
Confira