ELEIÇÕES 2022

Datafolha: Lula é a segunda opção para 21% dos eleitores voláteis

É a primeira vez que Ciro Gomes não aparece à frente, numericamente, entre os candidatos mencionados como segunda opção

Lula é o mais citado como segunda opção.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

De acordo com pesquisa Datafolha, o ex-presidente Lula (PT), que lidera e está próximo de vencer no primeiro turno, aparece como segunda opção para 21% dos eleitores que admitem trocar de votoCiro Gomes (PDT) é a segunda alternativa para 20% dos voláteis e Jair Bolsonaro (PL), para 15%. A margem de erro neste recorte é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Desde o mês de maio, quando começou a série histórica de dados, esta é a primeira vez que Ciro não aparece à frente, numericamente, entre os candidatos mencionados como segunda opção.

Os eleitores de Ciro, principais alvos da campanha do voto útil para Lula, estão menos certos sobre sua opção do que as pessoas que declaram voto em Lula e Bolsonaro.

Entre quem vota em Bolsonaro, 88% afirmam estar totalmente decididos. Entre os apoiadores de Lula, 87%. Já entre quem diz que vai votar em Ciro, a certeza cai para 46%, com 54% que ainda podem mudar.

Considerando-se os apoiadores de Ciro que admitem mudar de voto, 38% escolheriam Lula e 18%, Bolsonaro; 13% disseram que votariam nulo ou em branco; e 7% não sabem responder.

Segundo a pesquisa, 81% dos entrevistados afirmam estar totalmente decididos

Ainda conforme o Datafolha, 81% dos pesquisados afirmam estar totalmente decididos quanto ao voto e 18% podem mudar até o dia da eleição.

O levantamento foi realizado entre terça (20) e quinta-feira (22) e tem margem de erro geral de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Foram ouvidos 6.754 eleitores de 343 municípios. Contratada pela Folha de S.Paulo e pela TV Globo, a pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-04180/2022.