ELEIÇÕES 2022

Chances de Lula vencer eleição já no primeiro turno mais que dobram, diz Eurasia

Uma das principais consultorias de risco político do mundo afirma que Lula tem 70% de ganhar o pleito e ainda avalia que há movimento de voto útil no petista

Lula no programa do Ratinho.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

A Eurasia, empresa dos Estados Unidos que é considerada uma das maiores consultorias de risco político do mundo, divulgou novo relatório nesta sexta-feira (23) onde aponta que a possibilidade de Lula (PT) vencer a eleição à presidência segue aumentando

A probabilidade de Lula se reeleger foi aumentada pela consultoria de 65% para 70% após as últimas pesquisas de intenção de voto, que mostram crescimento do petista e estagnação dos outros candidatos. Já as chances do ex-presidente liquidar o pleito já no primeiro turno, segundo a agência, são de 20% e 25% - mais que o dobro do índice registrado na última semana, que era de 10%. 

"Embora a Eurasia Group ainda veja as chances de Lula vencer no primeiro turno como relativamente pequenas, elas estão crescendo. Nesta semana, diversas pesquisas mostraram que o apoio a Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) começou a cair, o que é provavelmente sinal de um voto útil", dizem os analistas da Eurasia. 

Datafolha projeta vitória de Lula já no 1º turno

A última pesquisa presidencial Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (15), aponta que o ex-presidente Lula (PT) segue firme na liderança, fez subir suas intenções de voto e ainda ampliou a vantagem para Jair Bolsonaro (PL).

Segundo o levantamento, o petista que tinha 45% no último estudo Datafolha, do dia 15 de setembro, ganhou 2 pontos percentuais e chegou a 47% das intenções de voto. Já Bolsonaro manteve os mesmos 33% que já tinha no levantamento anterior. Com isso, a diferença entre os dois candidatos passou a ser de 14 pontos.

Em votos válidos, isto é, desconsiderando os brancos e nulos, Lula chega a 50%, o que praticamente lhe garantiria a vitória já no primeiro turno. Para que a eleição não tenha segundo turno, basta um candidato ter 50% e mais um voto.