ELEIÇÕES 2022

Elmano amplia sobre candidato de Ciro e deve ir ao segundo turno no Ceará, diz pesquisa

O deputado federal Capitão Wagner mantém liderança; Elmano de Freitas (PT) subiu 5 pontos percentuais e Roberto Cláudio (PDT) oscilou 3 pontos para baixo

Elmano de Freitas (PT).Créditos: Paulo Rocha/Divulgação
Escrito en POLÍTICA el

A eleição para governador do Ceará apresentou novidades, de acordo com a pesquisa Ipespe/O Povo. Elmano de Freitas (PT) se descolou de Roberto Cláudio (PDT), candidato de Ciro Gomes (PDT), e se consolidou na segunda colocação, atrás apenas do deputado federal Capitão Wagner (União Brasil).

Com isso, o candidato apoiado pelo ex-presidente Lula (PT) deve ir ao segundo turno.

Conforme a pesquisa de intenções de voto, Wagner aparece com 37%, seguido por Elmano, com 28%, e Roberto Cláudio, com 19%.

O petista subiu 5 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, enquanto o candidato do PDT oscilou 3 pontos para baixo.

No levantamento anterior, divulgada em 13 de setembro, Elmano e Cláudio tinham 23% e 22%, respectivamente. Ambos estavam empatados tecnicamente dentro da margem de erro, que é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Veja os números completos do primeiro turno: Capitão Wagner (União Brasil): 37%; Elmano Freitas (PT): 28%; Roberto Cláudio (PDT): 19%; Chico Malta (PCB): 1%; Zé Batista (PSTU): 0%; Serley Leal (UP): 0%; branco/nulos/nenhum: 8%; não sabe/não respondeu: 8%.

Segundo turno mostra muito equilíbrio:

O Ipespe também fez três simulações de segundo turno para governador do Ceará. Todas mostram muito equilíbrio.

Em um dos cenários, há empate técnico dentro da margem de erro: Capitão Wagner (União Brasil): 46%; Elmano de Freitas (PT): 42%; nenhum/branco/nulo: 7%; não sabe/não respondeu: 5%.

Em outra simulação, também empate técnico, com o petista em primeiro: Elmano de Freitas (PT): 37%; Roberto Cláudio (PDT): 36%; nenhum/branco/nulo: 21%; não sabe/não respondeu: 6%.

No cenário sem o petista, novo equilíbrio: Capitão Wagner (União Brasil): 45%; Roberto Cláudio (PDT): 39%; nenhum/branco/nulo: 12%; não sabe/não respondeu: 4%.

O Ipespe ouviu mil eleitores em entrevistas presenciais, entre 18 e 20 de setembro. Contratada pelo jornal O Povo, a pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número CE-04936/2022. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.