ELEIÇÕES 2022

Ipec: Candidato de Lula assume o 2º lugar no Distrito Federal

Leandro Grass ganha cinco pontos, ultrapassa Leila do Vôlei e pode ir a segundo contra Ibaneis Rocha, que lidera corrida com 40% das intenções de votos

Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato à presidência, posa com Leandro Grass (PV), candidato ao governo do DF.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

Em pesquisa Ipec sobre as intenções de votos para o governo do Distrito Federal divulgada nesta quarta-feira (21), Ibaneis Rocha (MDB) segue liderando com folga e tem 40% da intenções de votos. Apesar de haver perdido 6 pontos em relação à última consulta, divulgada em 6 de setembro, a vantagem sobre seu principal adversário ainda é alta e chega aos 27 pontos percentuais.

Mas mesmo com a diferença ainda sendo grande, a campanha e os eleitores de Leandro Grass (PV) têm razões para comemorar. Na última consulta a diferença para Ibaneis era de 38 pontos e caiu 11 pontos percentuais. Grass saltou de 8% das intenções de votos na última consulta para 13% na atual. O candidato do PV é apoiado pelo ex-presidente Lula (PT).

Se por um lado Ibaneis já não pode mais pensar em uma vitória no primeiro turno antes de recuperar os pontos perdidos, por outro, o crescimento de Grass pode colocá-lo no segundo turno e, então, tentar uma virada. Ele ultrapassou a Leila do Vôlei (PDT), que aparece em terceiro lugar na pesquisa com 9%. Na última consulta, a candidata pedetista aparecia em segundo lugar.

Na sequência dos três principais candidatos estão Paulo Octávio (PSD) com 8%, Izalci (PSDB) com 5%, além de Keka Bagno (PSOL) e Coronel Moreno (PTB) com 2% cada. Brancos e nulos somam 10%, assim como os indecisos. Os demais candidatos pontuaram abaixo de 1% ou não pontuaram. São eles: Lucas Salles (DC), Renan Arruda (PCO), Teodoro da Cruz (PCB) e Robson da Silva (PSTU).

A pesquisa entrevistou 1504 eleitores entre 18 e 20 de setembro de 2022 ao longo do Distrito Federal. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é da pesquisa é de 95%.

*Com informações do G1.