ELEIÇÕES 2022

Bolsonarista divulga vídeo atirando em alvo com imagem de Lula

Empresário Luiz Henrique Crestani, de Santa Catarina, publicou imagens disparando com um fuzil num alvo que simula o ex-presidente petista. “Qual que é o ladrão? Estou na dúvida. Vamos ver onde a arma pega”, diz o radical

Créditos: Instagram/Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

Um empresário bolsonarista de Santa Catarina postou um vídeo em seu perfil no Instagram atirando com um fuzil num alvo em que aparece a imagem do ex-presidente Lula (PT). Luiz Henrique Crestani divulgou o arquivo, sob o título “Quem é o ladrão”, no qual aparece ao lado da esposa, perguntado de forma irônica “Qual que é o ladrão? Estou na dúvida. Vamos ver onde a arma pega”, momento em que ri, antes de disparar com a carabina automática.

O perfil de papelão usado como alvo tem a silhueta de duas pessoas, com uma legenda “Atire no ladrão” acima. No rosto do personagem que seria o criminoso, Crestani colocou uma imagem de Lula. “Agora não sei qual que é o ladrão aqui. Pegou tiro em tudo que é lado. O ladrão é o de lá ou de cá? Bota aí nos comentários”, diz novamente, fazendo troça e estimulando os internautas a interagirem com a publicação de ódio.

Crestani tirou o vídeo do ar momentos depois de publicá-los, possivelmente prevendo que teria problemas legais por estimular um comportamento ilegal e condenável, mas internautas já tinha capturado as imagens, que acabaram se tornando o mais novo episódio de violência política por parte dos seguidores fanáticos de Jair Bolsonaro.

Com 18 mil seguidores no Instagram, Crestani diz em sua descrição na rede que é "empreendedor anormal, patriota e dono do Luke Group”, uma empresa de logística e engenharia, mas que também atua no ramo de restaurantes e clubes de tiro. Ele também se assume abertamente bolsonarista e publica críticas muito agressivas contra o PT.

Questionado pela reportagem do jornal carioca O Globo, o seguidor de Bolsonaro “não é favor da violência e nem de agressões a quem quer que seja e que tirou o vídeo do ar para que não gere repercussão para além do que foi concebido”. Sobre o alvo com a imagem de Lula, ele se defendeu dizendo que “está restrito às atividades internas e não deve ser entendido com qualquer outra conotação, sendo apenas usado em caráter recreativo, sem cunho político”, seja lá o que isso signifique.