ELEIÇÕES 2022

Ipec: Freixo diminui distância para Castro no Rio de Janeiro

Candidato do PSB melhora índices e tira cinco pontos do atual governador que, apoiado por Bolsonaro, tem amplo apoio do eleitorado evangélico

Marcelo Freixo (PSB).Créditos: Reprodução / Câmara dos Deputados
Escrito en POLÍTICA el

Em pesquisa Ipec sobre as intenções de votos para os governos estaduais divulgada nesta terça-feira (20), Marcelo Freixo (PSB) ganhou cinco pontos percentuais em relação à última consulta, divulgada em 6 de setembro, e diminuiu sua distância para o atual governador Cláudio Castro (PL), que lidera a disputa.

Castro estacionou em 37% das intenções de votos no mês de setembro e viu seu principal adversário chegar aos 27% contra 22% na consulta anterior. Em votos válidos, o atual governador tem 46% e Freixo 34%. De acordo com a pesquisa, ambos devem decidir a eleição fluminense no segundo turno. E para tal certame, a vitória ainda seria do atual governador, com 45% dos votos. Freixo teve uma alta de quatro pontos percentuais também nesse quesito, mas ficou com apenas 35% do eleitorado. Brancos e nulos somariam 13% e os outros 7% dos entrevistados ainda está indeciso.

Voltando ao primeiro turno, na sequência dos principais candidatos estão Rodrigo Neves (PDT) com 6%; Cyro Garcia (PSTU) com 3%; Juliete Pantoja (UP), Wilson Witzel (PMB) e Paulo Ganime (Novo) com 2% cada um e Eduardo Serra (PCB) com 1%, além de Luiz Eugênio (PCO), que não pontuou.

Brancos e nulos somam 11% e os indecisos são 9%. A pesquisa Ipec entrevistou 1504 eleitores entre os últimos sábado (17) e segunda-feira (19) em 39 cidades do Estado do Rio de Janeiro.

Recortes

O governador Cláudio Castro tem 32% do eleitorado que avalia sua gestão como ótima ou boa, contra 23% de ruim ou péssimo. Além disso, ele é o candidato com a terceira rejeição e apenas 17% do eleitorado declara que não votaria nele de jeito nenhum. Seu principal adversário, Marcelo Freixo, tem 25%. O mais rejeitado é o ex-governador Wilson Witzel, que sofreu um impeachment no ano passado, teve a candidatura barrada pelo Tribunal Regional Eleitoral e recorre da decisão. 49% do eleitorado não quer saber dele. Castro assumiu o governo do Estado após afastamento de Witzel.

O atual governador se destaca não apenas entre aqueles que o avaliam bem, mas sobretudo entre o eleitorado evangélico que o apoia em 46%. Além do segmento, Castro também repete a aprovação do seu partido entre os que recebem mais de 5 salários mínimos, levando 46% também neste segmento.

Já Freixo se destaca em setores ainda muito pequenos, como eleitores que possuem ensino superior, onde marca 37%, e eleitores de outras religiões que não a evangélica ou a católica, com 35%. No entanto, entre eleitores com idades de 25 a 34 anos, Freixo obteve um aumento de 13 pontos percentuais e chegou aos 33%. Em termos de maiorias, Freixo tem a preferência dos eleitores que se declaram pretos e pardos, com 27% de intenções de votos.

Senado

Na disputa para a vaga fluminense ao Senado Federal, o ex-jogador Romário (PL) ganhou mais um ponto percentual e segue liderando com 33%. Na sequência, Alessandro Molon (PSB) com 11% e Clarissa (UB) com 10% disputam a segunda posição. Daniel Silveira (PTB), Cabo Daciolo (PDT) e André Ceciliano (PT) aparecem com empate técnico entre 6 e 7%. Os demais candidatos pontuaram abaixo de 1%.

*Com informações do G1