ELEIÇÕES 2022

Voto útil: Lula tira onda de Ciro no Twitter com indireta

Ex-presidente obteve resultados na pesquisa Ipec a 13 dias das eleições que reacendem chances de vencer no primeiro turno

Luiz Inácio Lula da Silva (PT).Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mandou uma indireta para seu adversário Ciro Gomes (PDT) no Twitter após a divulgação dos resultados da pesquisa Ipec nesta segunda-feira (19) que reacendem chances de uma vitória petista no primeiro turno a 13 dias das eleições. E a indireta veio justamento em trocadilho com os dias restantes para o pleito em associação com os números eleitorais de ambos candidatos.

“Hoje foram 13 dias para a eleição. Amanhã só faltará 12. Boa noite”, escreveu Lula. O ex-presidente obteve 55% dos votos válidos na pesquisa Ipec espontânea, quando não é informado o nome do candidato. Na pesquisa estipulada, Lula teve 47% das intenções de votos totais, chegando a 52% dos votos válidos.

A declaração vem em um momento em que a campanha petista tenta convencer eleitores ciristas, entre outros, sobre a importância de eleger o petista ainda no primeiro turno para sepultar as chances de reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL) o quanto antes. As investidas da campanha irritaram o candidato do PDT e resultaram em declarações cada vez mais agressivas de Ciro sobre Lula. A série de declarações 'malcriadas' gerou efeito negativo no próprio eleitorado pedetista e em quadros do partido.

Haroldo Ferreira, vice-presidente da Fundação Leonel Brizola e ex-deputado, pediu afastamento do partido por conta dos ataques de Ciro a Lula. Ele se disse constrangido. Para fora dos quadros do partido, o músico Tico Santa Cruz, um dos principais artistas e influenciadores digitais ciristas, também declarou apoio a Lula no primeiro turno.