AMEAÇA?

Ipec: ministro das Comunicações de Bolsonaro fala em "fechamento do instituto" após nova pesquisa

Fábio Faria foi às redes sociais para falar em "absurdo com pesquisas eleitorais" logo após o Ipec divulgar novo levantamento apontando crescimento de Lula

Fábio Faria conversa com Jair Bolsonaro por videoconferência.Créditos: Divulgação/Palácio do Planalto
Escrito en POLÍTICA el

O ministro das Comunicações de Jair Bolsonaro (PL), Fábio Faria, foi às redes sociais, nesta segunda-feira (19), para falar em "fechamento" do Ipec, o instituto de pesquisas eleitorais, após novo levantamento apontar crescimento de Lula (PT) e chances do petista vencer o pleito já no 1º turno. 

Assim que os novos números vieram à tona, Faria afirmou que, no dia 2 de outubro, data do primeiro turno da eleição, "a população vai cobrar o fechamento desse instituto". 

"Chega desses absurdos com pesquisas eleitorais!!! A hora da verdade está chegando", esbravejou o ministro, endossando a narrativa de Bolsonaro, que coloca em xeque não só o sistema eleitoral brasileiro, como a credibilidade dos institutos de pesquisa. 

Pouco tempo depois, ao ser acusado de estar ameaçando o Ipec, Faria fez nova publicação, afirmando que, se estiver errado, não terá problema "em reconhecer o erro". "Mas cobrarei o contrário. Dia 02 está logo aí. Aguardemos", escreveu, com tom intimidador. 

Ipec projeta vitória de Lula no 1º turno 

Nova pesquisa presidencial Ipec (antigo Ibope), divulgada nesta segunda-feira (19), mostra que o ex-presidente Lula (PT) segue firme na liderança e vem pavimentando o caminho para uma vitória já no primeiro turno, uma vez que registrou novo crescimento enquanto Jair Bolsonaro (PL) continua estagnado. 

De acordo com o levantamento, Lula subiu um ponto percentual com relação ao estudo anterior, de 12 de setembro, e agora atinge 47% das intenções de voto. Bolsonaro, por sua vez, manteve o índice de 31% que já possuía na última pesquisa. 

Já Ciro Gomes (PDT), em terceiro lugar, aparece com os mesmos 7% do último estudo, enquanto Simone Tebet (MDB) cresceu um ponto e aparece com 5%. Votos em bancos e nulos representam 5%, enquanto 4% dos entrevistados não sabem em quem vão votar ou não responderam. 

Em votos válidos, isto é, desconsiderando os brancos e nulos, Lula atinge 52%mais que o suficiente para liquidar o pleito já em primeiro turno. Para isto, basta um candidato ter 50% e mais um voto.