ELEIÇÕES 2022

Em discurso de ato em SC, Alckmin chama Jair Bolsonaro de “tchutchuca”

Candidato a vice na chapa de Lula usou o termo com naturalidade ao questionar se algum eleitor conhecia obras e benfeitorias do atual presidente

Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

Durante o ato político do ex-presidente Lula (PT) em Florianópolis (SC), na tarde deste domingo (18), o candidato a vice na chapa do petista, Geraldo Alckmin (PSB), arrancou risos dos militantes que participavam do evento ao usar, de forma surpreendente e natural, uma alcunha que deixa Jair Bolsonaro (PL) bastante irritado.

“Cheguei aqui em Floripa bem cedinho e perguntei para dez pessoas qual foi a obra do tchutchuca aqui em Santa Catarina. Nenhuma. Pior, o que foi feito no país inteiro foi desemprego entre os jovens, mais de 30%, fome, que já tinha ido embora, 33 milhões de pessoas, inflação do café da manhã, do pão, do leite, da manteiga, mais de 30%” disparou o ex-tucano.

O apelido nada honroso surgiu em meados de agosto deste ano, quando o youtuber Wilker Leão, na saída do Palácio da Alvorada, fez provocações ao Presidente da República, que descontrolado fez sua comitiva de carros e guarda-costas parar o trajeto para partir para cima do jovem blogueiro.

“Vagabundo, safado, covarde... Tchutchuca do Centrão”, falou o rapaz, enquanto gravava com o celular a cena de fúria de Bolsonaro, que o pegou pelo colarinho e tentou tomar o aparelho das suas mãos. O termo se popularizou no mundo, foi destaque na imprensa internacional e gerou dificuldade para os jornalistas estrangeiros na hora de traduzi-lo.