ELEIÇÕES 2022

Tendência na espontânea do DataFolha é Haddad e Rodrigo disputarem 2º turno; entenda

Pesquisa revela que candidato do PT e do PSDB seguem em curva ascendente, enquanto o bolsonarista Tarcísio Freitas segue em curva descendente

Tendência na espontânea do DataFolha é Haddad e Rodrigo disputarem 2º turno; entenda.Créditos: Reprodução/ redes sociais
Escrito en POLÍTICA el

Pesquisa DataFolha com as intenções de votos para a disputa ao governo do estado de São Paulo, divulgada na nesta quinta-feira (15), mostra que o ex-prefeito Fernando Haddad (PT) lidera a disputa com vantagem considerável em relação aos seus adversários. 

Segundo o levantamento, o petista que tinha 35% no último estudo, de 1º de setembro, cresceu um ponto percentual e agora atinge 36% das intenções de voto. O bolsonarista Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) fez o mesmo movimento: foi de 21% para 22%. 

O atual governador Rodrigo Garcia (PSDB), por sua vez, cresceu 4 pontos e marca na nova pesquisa 19% das intenções de voto. Como a margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais, o tucano está tecnicamente empatado com Tarcísio. 

No entanto, há um outro índice do levantamento que indica uma tendência de que o segundo turno em São Paulo deve ser disputado entre Fernando Haddad e Rodrigo Garcia. 

Na pesquisa espontânea, ou seja, quando o nome dos candidatos não é apresentado ao eleitor, os candidatos Fernando Haddad e Rodrigo Garcia apresentam crescimento constante, enquanto Tarcísio Freitas, o candidato bolsonarista, apresenta tendência de queda. 

De acordo com o DataFolha, na pesquisa espontânea, no levantamento de junho, 72% dos eleitores desse universo não sabiam em quem votar; em agosto, esse índice passou para 57%; em 1º de setembro para 50%, e agora são 44%. 

Conforme o número de eleitores que declaram não saber em quem votar diminui na espontânea, Haddad e Garcia são beneficiados, e Tarcísio encolhe nas intenções de votos, é o que mostra o DataFolha: Haddad tinha 17% e agora aparece com 19%; Tarcísio Freitas tinha 13% e agora tem 12%, e o tucano Rodrigo Garcia tinha 5% e agora aparece com 9%. 

Na margem de erro, Garcia está empatado com Tarcísio na espontânea, cenário que se repete na pesquisa simulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados ao eleitor. Porém, o candidato do PSDB está em curva ascendente, enquanto o candidato do Republicanos em curva descendente. 

Caso a tendência apontada pelo DataFolha se mantenha, o segundo turno na disputa pelo governo de São Paulo deve ser disputado entre Fernando Haddad e Rodrigo Garcia.