Pesquisa RealTime Big Data sobre a disputa pelo governo de Minas Gerais, divulgada nesta sexta-feira (16), aponta que o atual governador Romeu Zema (Novo) segue na liderança, mas com uma vantagem menor para o segundo colocado, o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD).
Segundo o levantamento, Zema, que na pesquisa anterior do RealTime, de 19 de agosto, tinha 46% das intenções de voto, caiu 1 ponto e agora soma 45%. Já Kalil, que é apoiado pelo ex-presidente Lula (PT), líder nas pesquisas para a presidência, subiu 2 pontos percentuais e chegou a 36% das intenções de voto. Com os novos números, a diferença entre os dois candidatos, que já chegou a ser de 14 pontos, caiu para 9.
O terceiro lugar, segundo o estudo, é de Carlos Viana (PL), que tem 9%. Ele é seguido por Marcus Pestana (PSDB), que soma 2%, e Lorene Figueiredo (PSOL), com 1%. Os demais candidatos não chegaram a 1% das intenções de voto. Votos em branco e nulos representam 4%, enquanto outros 3% não sabem ainda em quem vão votar ou não responderam.
Em votos válidos, isto é, desconsiderando os brancos e nulos, Zema marca 48%, enquanto Kalil chega a 39%. Com os esses números, a disputa seria levada para um segundo turno entre o atual governador e o ex-prefeito de Belo Horizonte.
A RealTime Big Data realizou 1.200 entrevistas em todo o estado de Minas Gerais entre os dias 14 e 15 de setembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.