ELEIÇÕES 2022

Olivio Dutra lidera a corrida para o Senado no Rio Grande do Sul; general Mourão é o terceiro

Com 28% das intenções de votos, o candidato petista segue na frente de Ana Amélia (PSD), que apresentou 25%; vice Bolsonaro parece longe de virada

Olívio Dutra (PT) é candidato ao Senado pelo Rio Grande do Sul.Créditos: Marcelo Camargo / Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

Em pesquisa Ipec divulgada nesta sexta-feira (16) sobre a disputa pela vaga gaúcha ao Senado, Olívio Dutra (PT) aparece na liderança com 28% das intenções de votos no Rio Grande do Sul e é seguido por Ana Amélia (PSD) com 25%. O general Hamilton Mourão, vice-presidente do Brasil durante o governo Bolsonaro, aparece na sequência com 19%.

Brancos e nulos somam 6% e os indecisos são 14%. Os demais candidatos pontuaram abaixo dos 3%.

Neste ano há apenas uma vaga disponível por Estado ao Senado em e não há segundo turno para a disputa do cargo. Ou seja, se a pesquisa estiver 100% correta e as eleições fossem hoje, Olívio Dutra seria eleito Senador.

Nascido em 1941 em Bossoroca, no oeste do Rio Grande do Sul, Olívio Dutra começou a vida como bancário e logo tornou-se sindicalista. Foi na defesa da categoria que chegou à política, onde foi prefeito de Porto Alegre entre 1989 e 1993 e governador do Rio Grande do Sul entre 1999 e 2003, além de Ministro das Cidades durante o governo Lula, entre 2003 e 2005.

A pesquisa Ipec sobre intenções de votos no Rio Grande do Sul ouviu 1200 pessoas entre os dias 13 e 15 de setembro de 2022 em 65 cidades gaúchas. A margem de erro da consulta é de três pontos percentuais para mais ou menos.